Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Queremos conquistar a primeira vitória em casa"

Por Sporting CP
04 Nov, 2024

Recepção ao Manchester City FC para a UEFA Youth League na terça-feira (13h00)

A equipa do Sporting CP que está a jogar a UEFA Youth League defronta, esta terça-feira, o Manchester City FC na 4.ª jornada da fase de liga da prova, a partir das 13h00, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Em antevisão à partida, Tiago Teixeira, treinador da formação Leonina, projectou um bom jogo de futebol, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

 “O ambiente está bom. Voltámos a ter o grupo da UEFA Youth League e deixámos a Liga 3 para trás. Temos um ambiente muito positivo, também por aquilo que temos feito até agora nesta prova. Preparámos o jogo frente ao Manchester City FC da mesma maneira que preparámos os outros. O Manchester City FC é uma equipa de muita qualidade, com uma ideia de jogo algo semelhante à nossa, de querer muito ter a bola e dominar o jogo. Esperamos um excelente jogo amanhã e é para isso que estamos motivados”, projectou.

O técnico da equipa Leonina maioritariamente constituída por atletas juniores abriu um pouco do jogo sobre o que espera do adversário, nomeadamente a nível táctico e da maneira como o Sporting CP poderá ripostar ao líder da Premier League 2, o campeonato de sub-21 em Inglaterra. 

“O Manchester City FC tem a base da equipa a disputar a Premier League 2 e nessa competição têm sido exímios. Temos a equipa completamente identificada, sabemos dessas rotinas. Partem de 4x3x3 e depois têm muitas dinâmicas, principalmente na construção. Tem alguns padrões que também já identificámos, jogadores com muita qualidade, mas acima de tudo vamos tentar fazer o que fizemos em todos os outros jogos: tentar dominar, ter mais bola, tentar criar mais oportunidades do que o adversário, também porque jogamos em casa e queremos conquistar a primeira vitória em casa, o que ainda não aconteceu”, apontou.   

Tiago Teixeira adivinha um jogo que vai desafiar uma das principais virtudes de qualquer uma das equipas: “O segredo do jogo vai ser o de tentar dominar sempre com bola, quando não a tivermos temos de tentar recuperá-la o mais rapidamente possível para voltar a ter bola e dominar o jogo. Vão ser duas equipas a tentarem fazer o mesmo, esperamos que possamos ser nós ater mais bola, mais oportunidades e a ter um resultado positivo no final do encontro”.

O responsável técnico lembrou que já houve jogadores a alinharem na UEFA Youth League pelo Manchester City FC que foram titulares e suplentes em jogos da equipa principal do campeão inglês, sobretudo numa fase com mais lesões no plantel de Pep Guardiola. “É sinal de que apostam na formação, têm jogadores do plantel de sub-18 a jogarem a UEFA Youth League, mudaram um bocadinho a ideia em termos de aposta na Academia e estão a ter algum sucesso. Nós, enquanto Academia também, tentamos cada vez mais promover os jogadores a nível interno e tem acontecido com sucesso”, referindo o exemplo recente de Flávio Gonçalves, que através da utilização na UEFA Youth League já foi utilizado na equipa B do Sporting CP.     

O treinador deixou o convite aos Sportinguistas na bancada do Estádio Aurélio Pereira, esta terça-feira, a partir das 13h00. “Certamente é um jogo que muitas pessoas vão querer ver. Não é uma hora fácil, mas mesmo assim é capaz de ser uma hora mais convidativa do que a meio da manhã e dá sempre a possibilidade de as pessoas assistirem tranquilamente ao nosso jogo e depois de se deslocarem ao nosso estádio para verem a equipa principal. É um orgulho enorme quando olhamos e vemos a bancada repleta de adeptos, é uma força extra que nos ajuda a tentar vencer todos os jogos”, concluiu. 

Afonso Lee, defesa central Leonino, também abordou a partida frente aos ‘citizens’. “A nossa equipa está preparada. Estamos confiantes. Sabemos que o Manchester City FC é uma grande equipa, mas estamos preparados para enfrentá-los”, referiu, elencando os grandes benefícios de jogar esta competição europeia: “As principais virtudes são o crescimento individual. Acho que tenho crescido muito, aprendido coisas novas com colegas com os quais não trabalho tanto no dia a dia. Quanto às dificuldades, é encontrar equipas novas, contextos às vezes diferentes do nosso e isso é muito importante para qualquer jogador”. 

O jogador do Sporting CP adiantou o que acredita se pode esperar do jogo desta terça-feira entre o Sporting CP e o Manchester City FC. “Eles são uma equipa de grande qualidade, que gosta de ter bola, nisso é muito parecida connosco. Vamos tentar fazer um bom jogo e somar os três pontos”, referiu, para fazer também o balanço dos três jogos anteriores do Sporting CP na competição, com duas vitórias e um empate: “Ainda não ganhámos aqui em casa, vamos tentar amanhã, fazer tudo para ganhar e levar os três pontos. Seria muito importante que os nossos adeptos viessem, são um grande apoio para nós para que nos ajudem a ganhar”.