Rumo aos oitavos-de-final
12 Fev, 2025
Sporting CP goleia AS Monaco (4-0) na UEFA Youth League
O Sporting Clube de Portugal está nos oitavos-de-final da UEFA Youth League após receber e golear o AS Monaco, esta quarta-feira, por 4-0 nos 16-avos-de-final da competição europeia de futebol de formação.
Os Leões foram superiores do início ao fim do desafio e apontaram dois golos em cada parte, não dando qualquer hipótese aos monegascos. O sorteio da próxima fase acontece na sexta-feira em Nyon, na Suíça.
A primeira ocasião surgiu logo aos três minutos, quando Manuel Mendonça rematou a passar muito perto do poste. Pouco depois, Gabriel Silva tentou a sua sorte, mas um adversário bloqueou o tiro. Logo a seguir, Afonso Moreira atirou para grande defesa do guarda-redes Jules Stawiecki.
O 1-0 chegou mesmo aos oito minutos, quando Afonso Moreira colocou a bola em zona perigosa e, após um corte falhado da defesa, Gabriel Silva estava no sítio certo à hora certa para facturar pela quinta vez nesta edição da prova.
O AS Monaco subiu no terreno depois de sofrer o golo e Amal Boura, por duas vezes, tentou empatar, mas os forasteiros não conseguiram criar real perigo. Do outro lado, Afonso Moreira voltou a dar trabalho a Jules Stawiecki.
Perto da meia-hora de jogo, o 2-0: contra-ataque muito bem trabalhado e assistência de Manuel Mendonça para Flávio Gonçalves sentar um adversário antes de finalizar com qualidade. Foi a estreia a marcar na UEFA Youth League.
De livre directo, Valy Konaté tentou fazer o golo de honra do AS Monaco (sem sucesso), com Boubakar Dembaga a ter o mesmo destino, mas em jogo corrido. De novo de bola parada, mas para o Sporting CP, Flávio Gonçalves atirou para fora em cima do intervalo.
Logo a abrir o segundo tempo, o Sporting CP voltou a aumentar a vantagem. O capitão Manuel Mendonça recuperou a posse, avançou no terreno e rematou de longe para um verdadeiro golaço.
Depois da melhor ocasião do AS Monaco no desafio, quando Samuel Nibombe desperdiçou a oportunidade aos 51', o Sporting CP demonstrou maturidade no controlo do encontro.
Denilson Santos substituiu Afonso Moreira e, aos 67', a tarefa ficou ainda mais complicada para os monegascos no momento em que o guardião Jules Stawiecki protagonizou uma falta dura sobre Gabriel Silva fora da área e foi expulso. No livre directo que se seguiu, Rayhan Momade falhou o alvo.
Já dentro do quarto de hora final, João Pereira operou quatro substituições, colocando Rafael Camacho, Atanásio Cunha, Sandro Nascimento e Gabriel Melo nos lugares de Manuel Mendonça, Henrique Arreiol e Eduardo Felicíssimo e Gabriel Silva.
O último golo aconteceu aos 83', quando um erro do AS Monaco permitiu a Flávio Gonçalves recuperar a bola e trabalhar individualmente com qualidade antes de bisar.
Yanis Benchaouch, que entrou para a baliza do AS Monaco, ainda foi a tempo de impedir um resultado mais folgado ao defender os remates de Gabriel Melo e Rayhan Momade, mas o marcador estava fechado.
Com uma superioridade clara, o Sporting CP goleou o AS Monaco no Estádio Aurélio Pereira e deu continuidade a um percurso europeu de excelência na UEFA Youth League.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Eduardo Felicíssimo (Sandro Nascimento, 77'), Afonso Lee, Lucas Taibo, Salvador Blopa, Henrique Arreiol (Atanásio Cunha, 77'), Manuel Mendonça [C] (Rafael Camacho, 77'), Afonso Moreira (Denilson Santos, 64'), Rayhan Momade, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva (Gabriel Melo, 77').