Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

'Leões' campeões nacionais

Por Jornal Sporting
17 maio, 2015

'Leões' conquistam título após vitória por 2-1 sobre o Benfica, no Seixal

O Sporting sagrou-se campeão nacional de iniciados ao bater o Benfica por 2-1, no Seixal, com um golo nos últimos minutos da partida. Rodrigo Vaza adiantou os ‘leões’ no marcador, mas o Benfica respondeu bem e Tiago Dantas conseguiu a igualdade. Com o encontro a terminar, Tiago Rodrigues foi melhor do que a defensiva ‘encarnada’ e fez de cabeça o golo da vitória ‘leonina’, que, para além dos três pontos, ofereceu o título ao Sporting.

O equilíbrio foi a nota dominante num encontro que o Sporting precisava obrigatoriamente de vencer para ascender ao primeiro lugar da tabela classificativa e conquistar o título de campeão nacional de iniciados. Embalados pela sede de vitória, foram os ‘leões’ a abrir as hostilidades, perto dos dez minutos de jogo, com Tiago Rodrigues, no interior da área, a obrigar Tiago Silva a uma defesa apertada. Pouco depois, foi Bernardo Sousa quem encontrou espaço à entrada da área para chutar, mas o guardião ‘encarnado’ voltou a agarrar. O Benfica respondeu por Mário Ferreira, que entrou na área e atirou para defesa de Tiago Simões.

O jogo passava por uma fase sem lances de perigo, onde todos as jogadas contavam e a garra ‘leonina’ começava a vir ao de cima. Na sequência de um pontapé de canto, Diogo Brás cabeceou à barra, naquela que foi a melhor oportunidade do primeiro tempo. Antes do intervalo, Sérgio Velosa ainda obrigou Tiago Silva a nova defesa, mas a igualdade a zero manteve-se até ao descanso.

O segundo tempo iniciou-se como decorreu o primeiro: equilibrado, bem disputado e com lances de parte a parte. Tiago Rodrigues caiu na área num lance que deixou algumas dúvidas e, do outro lado, Mário Ferreira rematou contra a defensiva ‘leonina’, já no interior da área. Aos 50’, o melhor ataque veio da defesa: a realizar uma partida irrepreensível, Rodrigo Vaza surgiu nas alturas e, na sequência de um canto batido por Diogo Brás, cabeceou para o primeiro da partida, dando aos ‘leões’ a preciosa vantagem de que necessitavam. Mal houve tempo para festejar porque, na resposta, Mário Ferreira percorreu todo o flanco esquerdo e cruzou ao segundo poste, onde apareceu Tiago Dantas a fazer a igualdade.

O Sporting precisava de ganhar e retirou Bernardo Sousa para colocar Paulo Rodrigues, passando a ter mais gente na frente de ataque. Depois de algumas tentativas, chegou o momento esperado: com o encontro a terminar, os ‘leões’ retribuíram ao Benfica o tratamento dado no jogo da primeira volta e chegaram ao golo da vitória, com Tiago Rodrigues a cabecear para o fundo das redes, e a rebentar a festa junto dos muitos Sportinguistas presentes no Seixal.

Com esta vitória, o Sporting terminou o Campeonato na primeira posição, com 15 pontos, à frente do Benfica, com 13 pontos, do FC Porto, com sete pontos e Anadia, com zero.