Goleada para voltar às vitórias
01 maio, 2016
Iniciados do Sporting CP regressam aos triunfos com o Belenenses por 5-0
A quarta jornada da terceira fase e última do Campeonato Nacional de iniciados opôs o Sporting CP e o Belenenses, mas nenhuma das equipas foi capaz de mandar no jogo nos primeiros minutos da partida. Travavam-se muitos duelos a meio-campo e, enquanto os comandados de Pedro Venâncio tentavam impor uma boa circulação de bola quando a tinham em sua posse, os ‘azuis’ do Restelo procuravam criar perigo de bola parada, dada a consistência apresentada no sector defensivo ‘leonino’.
A partir dos 12’, os ‘verde e brancos’ começaram a demonstrar capacidade na organização ofensiva, muito por culpa do dinamismo que os dois corredores já iam oferecendo, com os laterais a terem uma participação bastante activa nas jogadas atacantes. O primeiro golo dos ‘leões’ acabou mesmo por surgir de uma das alas e depois de um excelente trabalho de Félix Correia pelo lado esquerdo. O extremo do Sporting CP procurou a linha, tirando vários adversários do caminho, para logo de seguida levantar a cabeça e descobrir Bruno Santos na pequena área – o número 9, de costas para a baliza, assinalou um golo de belo após um sublime pormenor técnico (16’). O jovem de 14 anos não iria demorar muito até ‘bisar’ na partida, mostrando-se determinado a justificar a aposta do treinador. Aos 25’, e novamente depois de uma belíssima combinação no corredor esquerdo do ataque, desenhada pelo lateral e capitão Rodrigo Domingues, Bruno Santos fez o 2-0. Apesar da atitude aguerrida do Belenenses, que nunca baixou os braços e foi sempre tentando disputar os lances no limite, faltou algum discernimento no último terço do terreno, dada a enorme agressividade dos jogadores ‘leoninos’ nos processos defensivos. A formação do Restelo não criou nenhuma ocasião de golo no primeiro tempo e o Sporting CP aproveitou para fazer o terceiro golo à passagem do minuto 37. Desta vez foi Félix Correia que apareceu no coração da área para fuzilar o guarda-redes João Oliveira, depois de uma assistência de Bruno Santos. Os ‘leões’ foram para o intervalo com uma vantagem confortável, com todas as possibilidades de regressar às vitórias após duas jornadas menos conseguidas.
Na segunda metade do desafio não houve abrandamento do ritmo por parte do Sporting CP e prova disso foi o quarto golo logo aos 37’. Rodrigues Domingues voltou a ser decisivo, desta feita na ala direita. Viu Félix Correia completamente sozinho e entregou-lhe a bola para que conseguisse, também ele, ‘bisar’. O guarda-redes do Belenenses, desamparado por toda a sua defesa em contrapé, nada pôde fazer para evitar o 4-0. Os números avolumados do marcador definiram uma segunda parte com menos história, onde o Sporting CP foi conseguindo definir o ritmo que mais lhe agradou para garantir três importantíssimos pontos. Aos 58’, Rúben Costa fechou a contagem nos 5-0, aproveitando uma enorme confusão na área do Belenenses.
Os ‘leões’ ascendem ao segundo lugar da tabela classificativa, ficando a aguardar o ‘derby’ da próxima jornal no Seixal, diante do actual líder do Campeonato, o Benfica.