Sporting CP perde no Seixal
04 Jun, 2017
Derrota por 3-1 não permitiu adiar a discussão do Campeonato Nacional até à última jornada
Os iniciados do Sporting CP não conseguiram pontuar no Seixal e a derrota por 3-1 acabou por garantir a revalidação do título no escalão ao Benfica.
A partida pautou-se pelo equilíbrio e a primeira parte exibiu a maturidade de ambos os conjuntos, perfeitamente cientes de que qualquer erro poderia causar perigo. Aos três minutos, Bruno Tavares efectuou o primeiro remate do jogo, mas o 'tiro' do leão acabou por sair por cima. O Sporting CP prosseguiu e esteve perto do golo, mas Rodrigo Costa não conseguiu desviar de forma bem-sucedida após cruzamento da esquerda.
O aviso alertou o Benfica que procurou 'adormecer' o jogo. À medida que o tempo foi avançando, os encarnados começaram a aproveitar erros leoninos e lançavam contra-golpes venenosos. Filipe Cruz, aos 22', assustou, mas, aos 29', chegou mesmo ao golo da vantagem. O extremo entrou na área e atriou a contar com um bom remate cruzado.
Os encarnados continuavam a apostar na transição e Quizera teve uma situação de 3x2 mal aproveitada que deu origem a um lance de grande perigo para o Sporting CP. Novamente Rodrigo Costa a ficar perto do empate. Gonçalo Batalha cruzou da direita e o avançado voltou a desperdiçar com novo cabeceamento desviado.
A segunda parte iniciou-se praticamente com o 2-0. Paulo Bernardo finalizou dentro da área após passe de Tomás Araújo, com três minutos jogados no segundo parcial. Henrique Pereira procurou o terceiro aos 41', mas, a partir daí, o Sporting CP tomou conta das operações. Aos 46', Umaro Baldé apareceu na grande área e reduziu a desvantagem. Já com Francisco Conceição a desequilibrar na faixa lateral, Bruno Tavares assistiu Tiago Tomás. O mesmo desfecho, com novo remate desviado.
Aos 63', Daniel Rodrigues pegou na bola num livre directo e esteve perto do empate. negado entretanto por uma estirada competente de Daniel Soares. O Sporting CP não aproveitou e o Benfica 'matou' o encontro. Aos 66', Ronaldo Camará desferiu um pontapé colocado e lançou a festa no Seixal.
Com o triunfo, os encarnados passaram a somar 27 pontos, contra os 21 do Sporting CP que, mesmo ganhando os últimos quatro compromissos depois da derrota com o Benfica em Alcochete (2-0), se viu impossibilitado de discutir o título até à última jornada, a decorrer no próximo sábado, diante do Paços de Ferreira. O Benfica chegou ao 10.º título, sendo que os leões têm 12 troféus conquistados.