Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto David Martins

Regresso com reviravolta

Por Sporting CP
08 maio, 2021

Sub-15 batem CD Tondela (6-1) em dia de estreia no Torneio Nacional

Depois de mais de um ano de paragem devido à pandemia, a equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal regressou à competição, vencendo, neste sábado, o CD Tondela por 6-1 na primeira jornada da série B do Torneio Nacional do escalão – prova criada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para esta fase de retoma.

Com a mira na baliza beirã, João Coelho, ponta-de-lança dos Leões, abriu o encontro, obrigando Miguel Rodrigues, guarda-redes adversário, a uma defesa logo nos segundos iniciais. Apesar de o domínio territorial ter pertencido ao Sporting CP, seria o CD Tondela a inaugurar o marcador ainda antes dos dez minutos e em grande estilo: Tiago Loureiro aproveitou o adiantamento de David Ivanov, guardião Leonino, e com um remate certeiro desde o meio-campo fez o 0-1.

A formação verde e branca, orientada por Bernardo Bruschy, respondeu de imediato, mas nem Fernando Sadjó, Francisco Machado ou Sérgio Matos foram felizes na finalização. Aumentava o cerco Leonino à área do CD Tondela, que defendia com as linhas baixas e muito juntas, e cairia também o golo do empate, assinado por João Coelho.

Pouco depois, Sadjó voltou a ameaçar, mas seria sobre a meia-hora de jogo que o extremo faria mesmo o 2-1 ao disparar com precisão já no interior da área. Miguel Rodrigues exibia-se a bom nível, mas até ao intervalo João Coelho voltaria a levar a melhor: uma combinação bem conseguida pelo corredor central lançou o avançado Leonino na profundidade para fazer o 3-1 no final dos primeiros 40 minutos.

No reatamento manteve-se a toada com o jogo a decorrer, sobretudo, no meio-campo defensivo do CD Tondela. Os Leões dilataram depois a vantagem através de Geovany Quenda e, com o 4-1, Bernardo Bruschy promoveu as primeiras três substituições das sete que são permitidas neste Torneio Nacional de sub-15.

Durante o segundo tempo, o conjunto verde e branco monopolizou a posse de bola e manteve manietados os auri-verdes. Apesar do domínio e das oportunidades criadas, os dois últimos golos chegariam no final do encontro, primeiro por Afonso Vitorino e, depois, por Rayhan Momade, que fecharia o resultado.

Depois do CD Tondela, os jovens Leões visitam a AA Coimbra (16 de Maio) e recebem o CF "Os Belenenses" (23 de Maio). A esta fase seguir-se-ão os confrontos com os emblemas da série A (FC Paços de Ferreira, FC Porto, Vitória SC e SC Braga).

No total, estarão 60 equipas em prova distribuídas por 15 séries formadas consoante o critério geográfico e o ranking dos clubes nas últimas três épocas no respectivo escalão. Embora cada vitória corresponda a três pontos, o Torneio Nacional de sub-15 decorre sem classificações ou atribuição de títulos.

Sporting CP: David Ivanov [GR], Mamadu Queta, Francisco Machado (Afonso Vitorino, 53'), Rafael Mota, Diogo Pereira (Daniel Amorim, 66'), Wilson Furtado (Dinis Lopes, 66'), Fernando Sadjó (Gonçalo Dias, 53'), Rayhan Momade [C], Sérgio Matos (Konstantin Nikitenko, 66'), Geovany Quenda e João Coelho (Rodrigo Serafim, 53').