Jogo louco encerra temporada dos sub-15
25 Jun, 2021
Golo tardio causa desaire com o SC Braga (3-4)
Para terminar uma temporada atípica, a equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, na manhã desta sexta-feira, o SC Braga e saiu derrotado por 3-4 na quarta e última jornada do segundo momento competitivo do Torneio Nacional do escalão.
O SC Braga entrou mais perigoso, mas às duas oportunidades finalizadas por Nuno Patrício e Tiago Batista, Martim Botão, guardião Leonino, respondeu à altura. Mais eficácia teve a formação verde e branca: Sérgio Matos saltou rapidíssimo na pressão e com apenas um toque roubou a bola ao guarda-redes adversário, assistindo Telmo Coimbra, que encostou para a baliza deserta. Dez minutos e os Leões chegaram à vantagem com eficácia máxima.
Atrás do prejuízo, o conjunto bracarense continuou à procura do golo, mas apesar das situações criadas a pontaria não melhorou. Na resposta verde e branca, Sérgio Matos conduziu com qualidade e atirou de pé esquerdo para uma boa defesa de Mateus Santos.
O marcador só voltaria a mexer perto do fim do primeiro tempo, quando o SC Braga beneficiou de um pontapé de penálti, convertido por Nuno Patrício. Assim, o 1-1 seguiu para o intervalo, numa manhã de muito calor na Academia, que obrigou a algumas paragens para hidratação dos jogadores.
O reatamento trouxe um ritmo frenético para a partida e, com alguma felicidade, o SC Braga chegou de imediato ao 1-2. Os Leões reagiram da melhor maneira e se, primeiro, Telmo Coimbra não conseguiu o desvio decisivo nas alturas, pouco depois, Mamadu Queta disparou com força para a igualdade (2-2). O jogo estava vivo e assim continuou até final.
Depois de um slalom de Rayhan Momade, o remate do capitão Leonino foi travado e na recarga Queta teve tudo para colocar o Sporting CP de novo na frente, mas atirou por cima. O terceiro golo cairia, no entanto, para o lado arsenalista na sequência de um canto (2-3) já dentro dos últimos dez minutos.
Ainda assim, também Fernando Sadjó teve cabeça para chegar ao empate, fazendo pouco depois o 3-3. Daí em diante, os Leões assumiram as rédeas do encontro para procurar a vitória, mas um contra-ataque do SC Braga revelou-se decisivo, desenhando o 3-4 final.
Depois de uma primeira fase cem por cento vitoriosa na série B (6-1 ao CD Tondela, 1-14 à AA Coimbra e 3-1 ao CF "Os Belenenses"), os jovens Leões de Bernardo Bruschy avançaram para o segundo momento competitivo do Torneio Nacional de sub-15. Aqui, já com os emblemas da zona Norte do país, o Sporting CP totalizou duas vitórias (0-3 ao FC Paços de Ferreira e 0-1 ao Vitória SC) e duas derrotas (0-3 com FC Porto e 3-4 com SC Braga), encerrando assim esta fase de retoma competitiva criada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois de 14 meses de paragem forçada no futebol de formação devido à pandemia.