Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Iniciados começam 2024/2025 com duas mudanças na equipa técnica

Por Sporting CP
22 Jul, 2024

António Cruz vai liderar equipa sub-15

Na Academia Cristiano Ronaldo, a equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu, esta segunda-feira, o pontapé de saída para a nova temporada.

Em 2024/2025, António Cruz, vindo do Pólo EUL, será o treinador principal dos iniciados, que chega acompanhado ainda do adjunto Rodrigo Gato, para completar a equipa técnica do escalão junto a João Lourenço (treinador-adjunto), João Santos (treinador de guarda-redes), António Machado (preparador físico) e Rui Moreira (analista).

À margem deste arranque, que reuniu, pais, atletas e a nova equipa técnica em Alcochete, o treinador António Cruz não escondeu o "grande orgulho" por chegar a este patamar, depois de ter treinador todos os escalões no Pólo EUL, onde estava inserido desde 2011.

"É a continuidade da valorização dos recursos humanos internos por parte desta Direcção e coordenação. Estou muito satisfeito e agradecido por esta oportunidade", destacou, realçando que conhece “muito bem” a geração de 2010 que vai reencontrar e orientar.

"Treinei a maioria em sub-13, são atletas muito dedicados, gostam muito do Clube e as expectativas são muito positivas", sublinhou o treinador da equipa de iniciados, antes de apresentar os objectivos delineados neste novo desafio.

"Quanto mais se desenvolverem a nível individual, através do Modelo Centrado no Jogador, mais forte vai ser o colectivo e isso é o que nos vai aproximar do sucesso ao nível do rendimento desportivo", afirmou o técnico de 35 anos, acrescentando: "Temos de nos desenvolver a cada dia que passa e tentamos passar esta ideia, de superação diária, também aos atletas".

Além disso, sobre aquilo que está em preparação para os primeiros dias de regresso ao trabalho, António Cruz definiu-se como um treinador de “cariz liberal com atletas destas idades”, lembrando que “têm 14 e 15 anos e o divertimento tem de estar associado à progressão desportiva".

"Para haver máxima liberdade tem de haver máxima responsabilidade, mas eles já me conhecem e o nervosismo não aparecerá, porque nós gostamos de nos desenvolver e divertir-nos ao mesmo tempo”, realçou o técnico.

Por fim, prometendo “dedicação máxima em prol do Clube”, António Cruz quer que 2024/2025 seja uma época de “desenvolvimento em todas as áreas para ter atletas mais fortes e prontos a darem o passo seguinte na próxima época", concluiu.

Por seu turno, Rodrigo Gato, novo treinador-adjunto dos sub-15, sem esconder a sua vontade pessoal de “aproveitar e agarrar esta oportunidade”, ressalvou que neste novo passo “o mais importante” continua a ser “valorizar o atleta Sporting CP”.

"Acreditamos muito no nosso modelo e é a partir daí que queremos trabalhar", apontou, reafirmando também a necessidade de "ser cada vez mais exigentes" com os jovens atletas.

"O importante é perceberem que esta é mais uma transição e nós também sentimos que estamos mais preparados para estar com eles", considerou Rodrigo Gato, antes de se dirigir aos Sportinguistas para garantir "trabalho e dedicação, acima de tudo".

Este dia 1 da nova época, como é habitual, contou com um momento de palestra no Auditório da Academia, com Tomaz Morais e Paulo Gomes, codirectores-gerais da Academia, e Nuno Figueiredo, director-técnico do futebol de formação, para lançar a fase de trabalho que se segue para os iniciados.

Sobre este momento de reunião e de arranque da nova época, o jogador Victor Bastianele foi o porta-voz do grupo. "Disseram-nos que temos de ter muita humildade e orgulho por jogar neste Clube, porque há muitas crianças que gostariam de estar aqui e nós temos esta grande oportunidade. Agora é agarrá-la e dar tudo", afirmou, antes de traçar boas perspectivas para 2024/2025.

"Temos uma excelente equipa, estamos unidos e temos muita vontade de jogar pelo Sporting CP. Esperemos que esta seja uma temporada de muitas vitórias e boas lembranças", referiu o médio de apenas 14, mas que já representa os Leões desde 2016. "Sempre sonhei jogar no Sporting CP”, acrescentou.

E com uma nova temporada pela frente, Victor Bastianele prometeu aos Sportinguistas uma equipa sub-15 de “muita humildade e trabalho” para fazer “uma excelente época”, finalizou.