Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Juniores sofrem primeira derrota reduzidos a dez

Por Jornal Sporting
23 Jan, 2016

'Leões' mantêm liderança da Zona Sul apesar do desaire com o Belenenses

A equipa de juniores do Sporting CP sofreu hoje a primeira derrota da temporada na recepção ao Belenenses por 2-1, numa partida a contar para a 21.ª jornada da Zona Sul da primeira fase do Campeonato Nacional Sub-19 marcada pela expulsão forçada de Gonçalo Vieira a meio da segunda parte após ter poupado a expulsão ao lateral Oleg Reabciuk ainda nos primeiros 20 minutos do encontro.

Os ‘leões’ começaram com um ligeiro domínio territorial em relação aos ‘azuis’, mas foram denotando dificuldades em fazer a habitual posse e circulação face às condições complicadas do relvado do campo número 1 da Academia face às más condições climatéricas dos últimos dias. Ainda assim, e à passagem dos 12 minutos, o Sporting CP adiantou-se no marcador por intermédio de Bruno Paz, no seguimento de um canto batido na direita por Pedro Empis desviado ao primeiro poste por Gonçalo Vieira.

O Belenenses, que acalentava ainda esperanças de chegar ao segundo lugar da Zona Sul, procurou reagir e chegou mesmo ao empate no primeiro remate enquadrado com a baliza por intermédio de Bernardo Dias, no seguimento de uma jogada de insistência na área. Logo na bola de saída, e pela segunda vez, Oleg Reabciuk foi perdoado do segundo amarelo (o primeiro foi mostrado aos 37 segundos após entrada duríssima sobre David Tavares), algo que iria também ser a sua influência ao longo da partida.

Até ao intervalo, nota para dois remates perigosos de Pedro Empis: primeiro, aos 21 minutos, num tiro cruzado de pé esquerdo para defesa do guarda-redes; depois, a dois minutos do intervalo, com uma bola em jeito de pé direito a rasar o poste.

No reatamento, os comandados de Tiago Fernandes voltaram a pegar nas rédeas do jogo mas sem a profundidade desejada em termos ofensivos e seriam mesmo os visitantes a terem a primeira oportunidade do segundo tempo num livre directo batido por Bernardo Dias bem defendido por Diogo Sousa para canto (antes, Hélder Almeida atirara fraco em boa posição). No entanto, logo no minuto seguinte, Ronaldo Tavares aproveitou uma falha da defesa do conjunto do Restelo para se isolar na área, atirando para defesa do número 1 dos ‘azuis’ com os pés. No seguimento desse ressalto, e numa bola pelo ar onde o toque de Gonçalo Vieira no adversário foi completamente involuntário, o central ‘leonino’ viu o segundo amarelo aos 66 minutos e obrigou a mexidas nos ‘leões’.

Com a entrada de João Simões para o lugar de Diogo Tavares, o Sporting CP passou a jogar com apenas duas unidades na frente mais em cunha (Ronaldo Tavares e Gil Santos) e conseguiu disfarçar a inferioridade numérica, apesar da boa oportunidade de Miguel Morais aos 72 minutos de novo travada da melhor forma por Diogo Sousa. No entanto, aos 83 minutos, o ex-‘leão’ Heriberto Tavares conseguiu mesmo fazer o 2-1 para o Belenenses, no seguimento de um passe de ruptura após marcação rápida de um livre.

Até final, Ronaldo Tavares ainda teve uma boa oportunidade já nos descontos mas a defesa contrária conseguiu travar o remate do avançado para canto.

Apesar do resultado, o Sporting CP mantém-se na liderança da Zona Sul da primeira fase do Campeonato Nacional Sub-19 com 54 pontos (17 vitórias, três empates e uma derrota), mais sete do que o Benfica e mais nove do que o Belenenses. Na última jornada desta fase, os ‘leões’ deslocam-se a Coimbra para defrontarem a Académica.