Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Juniores vencem FC Porto por 3-0

Por Jornal Sporting
20 Fev, 2016

A equipa do Sporting CP entra na fase final a ganhar com 'hat-trick' de Ronaldo

Os juniores 'leoninos' entraram na fase final do Campeonato Nacional com uma vitória convincente diante do rival FC Porto, por 3-0, tendo Ronaldo Tavares sido o grande destaque da equipa, pelos três golos que marcou mas também por ser a referência da equipa durante todo o jogo. O colectivo 'verde e branco' mostrou-se mais competente nos diferentes momentos do jogo, tanto nas alturas em que o FC Porto assumiu a maior parte da posse da bola como, depois, quando o jogo se tornou mais repartido e houve mais espaço para jogar.

Ainda as equipas se estavam a conhecer em campo - recorde-se que este foi o primeiro encontro da época entre Sporting CP e FC Porto - quando a equipa 'leonina' inaugurou o marcador através de Ronaldo. O desequilibrio surgiu através de um lançamento rápido efectuado no corredor direito do ataque 'verde e branco', que apanhou a defensiva do FC Porto desatenta e que deixou o número 9 isolado na cara do guarda-redes Diogo Costa. Com um remate forte e colocado, Ronaldo não desperdiçou e adiantou a equipa da casa no marcador.

A partir daí os 'dragões' assumiram a iniciativa do jogo, tendo mais bola mas raramente conseguindo incomodar Pedro Silva, guarda-redes do Sporting CP. A equipa liderada por Tiago Fernandes mostrou-se muito organizada sem bola e conseguiu quase sempre anular o ataque adversário. A melhor ocasião da primeira parte viria a surgir novamente por Ronaldo que, depois de uma belíssima saída de jogo do central Guilherme Ramos, acabou por não conseguir fazer o segundo. O ponta-de-lança 'leonino' mostrou-se sempre uma referência na forma de jogar dos 'leões', ora sendo solicitado pelos colegas, ora sendo ele próprio a efectuar a pressão e com isso conseguir dificultar o jogo do FC Porto. Foi dessa forma que surgiu a terceira e última oportunidade do primeiro tempo, com Ronaldo a recuperar uma bola no meio-campo ofensivo e, depois, a procurar o golo, que o guardião 'azul e branco' evitou com uma boa defesa.

A segunda parte, contudo, começou de forma diferente. O FC Porto entrou com vontade de marcar cedo e acabou por estar perto por duas vezes. Primeiro, um cruzamento tenso que a defensiva do Sporting CP conseguiu cortar para canto, mas com dificuldade; depois, um livre directo de Bruno Costa que só parou na barra da baliza de Pedro Silva. A partir daí o conjunto de Tiago Fernandes soube equilibrar o jogo e, depois desta entrada forte do adversário, conseguiu mesmo dividir o encontro como não havia feito na primeira parte. No seguimento dessa melhoria ‘leonina’, sobretudo por passar a ser mais capaz de sair da pressão do FC Porto e, assim, conseguir contra-atacar mais vezes, as ocasiões de golo começaram a aparecer, embora primeiramente sem eficácia associada. 

Gil Santos, no seguimento de um canto, rematou ao lado com muito perigo. Canhembe, lançado na segunda parte, proporcionou grande defesa a Diogo Costa depois de uma boa jogada de Gil Santos na direita. Na resposta, o FC Porto também não concretizou depois de um canto curto em que só Pedro Silva evitou o golo com uma boa intervenção. Teve de ser Ronaldo, sempre ele, a conseguir mudar o resultado. Pedro Empis progrediu pela esquerda, ultrapassando o seu marcador directo, entrou na área e levantou para a cabeça do jovem ponta-de-lança que não perdoou e fez o ‘bis’. O jogo ficou praticamente decidido, com a equipa do Sporting CP muito confortável em campo, a gerir a bola e pautar os ritmos do encontro à sua vontade. Numa jogada semelhante à do segundo golo, Abdu Conté desequilibrou novamente pelo corredor esquerdo e, com um cruzamento tenso, ofereceu o ‘hat-trick’ a Ronaldo que só teve de encostar. 

A equipa de juniores entra assim da melhor forma na fase final, ao conseguir bater de forma clara um concorrente directo na luta pelo título. Na próxima jornada, o Sporting CP irá ao campo do Paços de Ferreira para cumprir a segunda jornada do Campeonato Nacional de juniores.