Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Uma vitória de cada vez e já lá vão... três

Por Jornal Sporting
28 Fev, 2017

Na terceira jornada da última fase do campeonato, os leões venceram a Académica por 4-2

Três jogos disputados na derradeira fase do Campeonato Nacional de juniores, três vitórias para o conjunto de Tiago Fernandes. Tal como o técnico afirmou no final da partida desta terça-feira, frente à Académica, nenhuma foi fácil, o que ainda torna a luta mais saborosa. 

Ao Estádio Aurélio Pereira chegou um conjunto da briosa super motivado pela vitória na segunda ronda, diante do Benfica (1-0), e um empate logo a abrir, na casa do Vitória de Guimarães (1-1), o que lhe valia o segundo posto da classificação.
 
Quem tinha dúvidas acerca da qualidade dos pupilos de Miguel Carvalho, ficou sem elas aos sete minutos, quando Tiago Palancha aproveitou um lance de bola parada para abrir o marcador. Merih Demiral não esteve bem na abordagem ao livre cobrado por Vasco e o central academista tirou a bola do alcance de Luís Maximiano. Nesta fase, era a primeira vez que o Sporting CP entrava a perder. 
 
Os leões foram demonstrando dificuldades em invadir o último terço do terreno. Se, por um lado, a Académica apresentou linhas muito baixas e compactas. Por outro, os jogadores leoninos mostravam alguma lentidão na troca de bola. Até que, aos 20', na primeira vez em que os jovens da casa conseguiram desenhar uma jogada de alta categoria, surgiu o golo do empate. Merih Demiral recuperou a posse ainda no meio-campo ofensivo, esticou no corredor direito para Pedro Marques - que apareceu várias vezes descaído nas alas -, Elves Baldé recebeu e, com regra e esquadro, já depois de descair para o meio, assistiu Jovane Cabral de bandeja. 
 
Até ao intervalo, o Sporting CP foi a única equipa que procurou chegar à vantagem. A ocasião mais flagrante saiu dos pés de Bruno Paz - rematou forte, após um toque primoroso de Jefferson Encada -, mas o guarda-redes Murta estava atento.
 
À entrada da etapa complementar, assistiu-se a um festival de desperdício do lado dos verdes e brancos. Focados em chegar o mais rapidamente possível à vantagem, encostaram o opositor à grande área, somando ocasiões. Pedro Marques, Elves Baldé e Jovane foram os protagonistas dos lances mais perigosos.
 
Depois de tanta insistência, o golo acabaria por aparecer pelos pés do incansável Pedro Marques. Jovane, que já tinha marcado nos primeiros 45 minutos, isolou o avançado leonino e este encostou por baixo das pernas do guardião academista (63'). Estava desbloqueada a partida e os índices de confiança aumentaram. Cinco minutos depois, Elves Baldé fez tudo bem, ultrapassou três adversários directos e colocou o resultado nos 3-1. 
 
O extremo verde e branco, um dos melhores em campo esta tarde, não se deu por satisfeito e quis somar nova tentativa certeira à sua conta pessoal. Pedro Marques ganhou a frente a Vasco, correu na direcção da baliza da Académica e descobriu Elves, imperial no frente a frente com Murta (75').
 
Até final, David Telles, recém entrado para o lugar de Litos, viria a reduzir para 4-2 (espectacular remate em arco do jogador da briosa), mas os três pontos não iriam fugir à única formação do campeonato que soma por vitórias todos os encontros disputados. 
 
Seguem-se duas difíceis deslocações para o Sporting CP. No sábado, há dérbi no Seixal frente ao Benfica e na quinta jornada uma difícil partida em Guimarães. Nesta altura, os leões são líderes com nove pontos, mais dois do que o Belenenses.