Foto José Lorvão
Vitória sem espinhas
Por Sporting CP
26 Mar, 2022
26 Mar, 2022
Sub-19 goleiam Saudi Future Falcons White por 4-0
A equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal goleou o Saudi Future Falcons White por 4-0, na manhã deste sábado, num jogo em atraso da quarta jornada da Al Abtal International Cup. Esta competição, promovida pelo Ministério do Desporto da Arábia Saudita, visa projectar as futuras estrelas do futebol internacional ao reunir alguns dos melhores emblemas do Mundo.
A turma liderada por Pedro Coelho apresentou-se em campo com uma equipa muito jovem, composta por juvenis de segundo ano e juniores de primeiro, enquanto do outro lado estava uma espécie de selecção sub-21 da Arábia Saudita, composta pelos maiores valores do país.
Depois de já terem batido o Real Madrid CF e o Club Atletico Madrid, os Leões entraram no Estádio Aurélio Pereira em busca de mais um triunfo e deixaram vários avisos logo na meia-hora inaugural. Primeiro Luís Gomes atirou à figura do guarda-redes Abdullah Albishi, depois foi Isnaba Mané a desperdiçar uma boa oportunidade e Tiago Augusto também tentou a sorte.
O ascendente dos homens da casa era inquestionável, mas ficou ainda mais claro a partir dos 33 minutos, quando o árbitro Hélder Malheiro expulsou o guarda-redes saudita por falta sobre Isnaba Mané à entrada da área. Na conversão do livre, Luís Gomes atirou por cima da barra.
Em vantagem numérica, o conjunto de Alvalade intensificou a pressão sobre os visitantes e ficou novamente perto de marcar em várias ocasiões. Nicolai Skoglund rematou por cima, Luís Gomes desperdiçou um pontapé de penálti e João Pereira cabeceou fora do alvo, cabendo a Isnaba Mané a última oportunidade da primeira parte, num remate travado pelo guardião.
Na segunda metade, já com Manuel Mendonça em campo por troca com Isnaba Mané, a toada manteve-se com o Sporting CP a dominar as operações em busca do golo. João Pereira voltou a ameaçar em duas ocasiões, primeiro com um cabeceamento por cima e depois à figura.
À passagem da primeira hora de jogo, chegou finalmente o 1-0. Ao perceber o posicionamento do colega, o recém-entrado Manuel Mendonça fez um passe atrasado para Tiago Augusto, que apareceu no coração da área a finalizar de pé esquerdo, sem qualquer hipótese de defesa.
Aos 72 minutos, depois de novas tentativas falhadas de André Gonçalves e Luís Gomes, o 2-0 surgiu com naturalidade e justiça. Manuel Mendonça apareceu mais uma vez no flanco direito e cruzou atrasado para a área, servindo desta vez Nicolai Skoglund, que finalizou de moinho.
Já com uma vantagem mais confortável, na recta final o Sporting CP desacelerou um pouco e deu primazia ao controlo da circulação, mas ainda fez mais dois golos. Aos 87 minutos, Rafael Nel cabecou certeiro para o 3-0, após canto batido por Manuel Mendonça, que chegou às três assistências, e aos 89 minutos coube a Nicolai Skoglund fixar o 4-0 final através de um penálti.
O Sporting CP, único participante nacional nesta prova, integra o grupo Europa Ocidental com CA Madrid, Real Madrid CF, Liverpool FC, Saudi Future Falcons White e Green Future Falcons.
Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Gonçalo Braga, João Pereira, Emanuel Fernandes [GR], David Moreira (João Ferreira, 59’), Tiago Octávio (Eduardo Barbosa, 59’), Isnaba Mané (Manuel Mendonça, 45’), Tiago Augusto (Rafael Nel,78’), Nicolai Skoglund, Luís Gomes (Guilherme Santos, 71’) e André Gonçalves.