Foto José Lorvão
"Foi bom ganhar e dar espaço a juvenis"
Por Sporting CP
26 Mar, 2022
26 Mar, 2022
Pedro Coelho após o triunfo sobre o Saudi Future Falcons White
Após o triunfo sobre o Saudi Future Falcons White (4-0), este sábado, num jogo em atraso da quarta jornada da Al Abtal International Cup, o treinador da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal, Pedro Coelho, destacou o facto de o objectivo fundamental ter sido alcançado: regressar à competição da melhor forma depois de uma semana de paragem.
“Juntámos alguns jogadores que nem sempre jogam juntos, mas tiveram uma boa dinâmica e consistência nos comportamentos. Pedi-lhes para manterem sempre um jogo mais colectivo. Entrámos bem do ponto de vista ofensivo, mas não estávamos a ser consistentes no momento da perda da bola e da pressão. Fomos criando oportunidades, mas tínhamos de ser mais fortes nos comportamentos sem bola. Tivemos algumas oportunidades na primeira metade, além de um penálti que falhámos, e podíamos ter sido mais eficazes”, começou por dizer à Sporting TV.
“Ao intervalo procurei passar uma mensagem de confiança aos jogadores. Disse-lhes que se mantivessem os comportamentos com bola e melhorassem sem ela, o golo acabaria mesmo por chegar e depois disso ficaríamos mais tranquilos. E assim foi. Mesmo contra dez unidades a equipa foi sempre criando situações, mas podíamos ter feito mais golos e ter reagido melhor à perda. Na generalidade, foi um jogo bem conseguido”, afirmou, antes de enaltecer o facto de os Leões se terem apresentado com uma equipa muito jovem diante de um adversário sub-21.
“Este torneio também serve um pouco para isso. Temos de habituar-nos à dinâmica de estar em diferentes espaços competitivos ao mesmo tempo e de estarmos sempre preparados para perceber o que cada equipa técnica pretende. Estar presente neste tipo de jogos prepara-nos para a UEFA Youth League e para o futuro, para jogar contra equipas estrangeiras mantendo um processo bastante consistente. Foi bom ganhar e dar espaço a jogadores por exemplo em idade juvenil, que assim ganharam minutos contra jogadores mais velhos. Além disso, também os que não têm jogado tanto tiveram aqui a oportunidade de ter minutos”, frisou o técnico.
Pedro Coelho fez também um balanço desta fase de grupos da Al Abtal International Cup.
“O balanço é bom, tivemos duas equipas presentes neste torneio: os sub-19 e os sub-17. Independentemente dos resultados, é uma experiência muito positiva. Conseguimos retirar muitos momentos de aprendizagem e evolução, aumentámos a ligação entre ambas as equipas e em determinados momentos tivemos jogadores dos sub-23 a jogar nos sub-19”.
Já André Gonçalves, jogador verde e branco, também saiu satisfeito com a actuação Leonina.
“Foi um bom jogo. Até chegarmos ao 1-0 foi difícil marcar, mas continuámos sempre a tentar dominar até que inaugurámos o marcador. Foi uma excelente experiência para evoluirmos e para melhorarmos o nosso jogo”, afirmou, antes de elogiar a prestação Leonina nesta prova: “As coisas têm-nos corrido bem. Já conseguimos três vitórias, o que é sempre muito bom”.