João Gião: "Entrarmos para ganhar é inegociável"
08 Dez, 2025
Sporting CP fecha fase de liga da UEFA Youth League em Munique
É já esta terça-feira, pelas 12h30 (hora de Portugal continental e Madeira), que o Sporting Clube de Portugal visita os alemães do FC Bayern München para a sexta e última jornada da fase de liga da UEFA Youth League.
Já qualificados para a próxima fase e no oitavo lugar, os Leões vão ter pela frente um conjunto que, no sentido contrário, é 31.º colocado. No entanto, tal facto não vai afectar a abordagem ao encontro, garantiu João Gião.
"[Manter o compromisso] é inegociável, independentemente de já estarmos qualificados e de termos assegurado esse objectivo com muito mérito dos jogadores. Entrarmos em todos os campos, com a camisola do Sporting CP, para ganhar é inegociável. A ambição, o rigor e o compromisso vão ter de estar presentes num jogo que será difícil. A equipa do FC Bayern München já não se pode qualificar, mas é muito interessante e composta por muitos internacionais. A posição deles é muito mentirosa, têm muita qualidade e vão-nos colocar muitas dificuldades. Temos de estar ao mais alto nível para sermos competitivos amanhã", disse na antevisão aos meios de comunicação Leoninos.
O treinador verde e branco falou, depois, do grande número de atletas já utilizados nesta UEFA Youth League: "Em função de algumas lesões e, sobretudo, das muitas subidas à equipa principal - o que nos deixa orgulhosos -, vários jogadores mais novos da Academia têm-se podido estrear e têm dado muito boa resposta. Acredito que estrearemos mais alguns amanhã. Já foram 30 utilizados em cinco jogos, é obra, e é esse o nosso caminho".
Para João Gião, a competição europeia "é uma oportunidade para crescerem num contexto em que as emoções são completamente diferentes". "É bom para se habituarem a controlar o nervosismo, ser competitivos, olhar estas equipas nos olhos e jogar para ganhar. É bom para crescer do ponto de vista mental e, claro, do ponto de vista técnico. Têm de se focar em evoluir e têm percebido bem essa mensagem", adicionou.
Por fim, o técnico definiu mais uma meta para o encontro com os bávaros: "Procuramos ser rigorosos em todos os momentos do jogo e, logicamente, queríamos ter sofrido menos golos, mas o fundamental é jogar para a frente, para ganhar e fazer golos. No último jogo, com o Club Brugge KV, sofremos no último minuto após termos concedido muito pouco e amanhã passa por sermos rigorosos contra uma equipa forte ofensivamente".
Miguel Gouveia também esteve na antevisão e começou por reforçar que "o ADN do Sporting CP é sempre entrar para ganhar e fazer o melhor seja com que equipa for". "Das 36 equipas, cinco ainda não perderam. Somos uma delas e queremos manter esse registo. Sofremos em todos os jogos e queremos ter um sem sofrer golos. Agora é uma boa oportunidade para isso", referiu o guarda-redes.
Para o jogador de 18 anos, a experiência nesta edição da UEFA Youth League "tem ajudado" no seu crescimento: "Tenho evoluído ao encontrar dificuldades contra equipas que praticam um futebol completamente diferente".
Sobre o FC Bayern München, Miguel Gouveia concorda com o seu treinador e não espera qualquer tipo de facilidade por se tratar de um conjunto que não tem sido feliz na edição 2025/2026 da UEFA Youth League.
"É uma equipa forte, cheia de jogadores com muito talento. Conheço, por exemplo, um que já esteve comigo na Selecção Nacional [David Daiber]. Tiveram azar nos jogos e não conseguiram ganhar por detalhes, mas são uma grande equipa. (...) Vão querer deixar uma última imagem positiva e temos de estar preparados para isso", garantiu.
O encontro vai decorrer no FC Bayern Campus, academia do conjunto germânico, com entrada livre. A transmissão televisiva em directo está assegurada pela Sporting TV.