Desaire em jogo de muitas contrariedades
25 Fev, 2023
Eficácia do GD Estoril Praia e expulsão dificultaram tarefa dos juniores (1-3)
Tudo correu mal aos jovens Leões, que acabaram por sofrer de forma inglória o primeiro desaire nesta fase final. A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este sábado, o GD Estoril Praia e perdeu por 1-3 na terceira jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.
O início foi, desde logo, complicado para os juniores Leoninos, que depois de uma primeira ameaça estorilista viram mesmo como Tiago Duarte fez o 0-1 antes dos dez minutos. Apesar do revés precoce, o Sporting CP não sentiu o golpe, fez-se com as rédeas da partida e começou a somar aproximações à área adversária.
O cerco verde e branco foi-se intensificando e foram vários os remates tentados, mas faltou pontaria e melhor definição no último terço para causar verdadeiros estragos na defensiva visitante. Já do outro lado, uma transição rápida bastou para chegar ao 0-2, desta feita por Ruben Richard, que apareceu de rompante na cara do guardião Francisco Silva. Eficácia máxima do GD Estoril Praia e um castigo demasiado pesado - e contra a corrente do jogo - para o conjunto Leonino quando estavam decorridos apenas 30 minutos.
Até ao intervalo, os juniores de Pedro Coelho continuaram a carregar com urgência (65%-35% em posse de bola), mas sem o devido discernimento e, por isso, também sem efeitos prácticos no marcador, que seguiu inalterado para a segunda parte (0-2 também em remates enquadrados). Contudo, ainda haveria mais uma contrariedade para o lado verde e branco: ostensivamente agarrado pelo adversário, Rafael Nel reagiu de forma intempestiva à falta e acabou, ele, por ver o cartão vermelho directo aos 42 minutos.
Assim, pela frente os jovens Leões tiveram uma enorme montanha para escalar: uma desvantagem de dois golos e com menos um jogador em campo. Para isso, Pedro Coelho ao intervalo fez duas alterações, lançando o ponta de lança Diogo Nascimento e o defesa Lucas Taibo pelo médio Tiago Octávio e o lateral José Silva, respectivamente – Pedro Sanca ficou responsável por todo o corredor direito e o impacto dos recém-entrados foi imediato.
Descomplexada, a formação Leonina reatou o jogo da melhor maneira possível, aproveitando logo uma bola parada para reduzir a diferença no marcador: Rodrigo Dias bateu o pontapé de canto, Diogo Nacimento penteou a bola ao primeiro poste e Taibo surgiu para fazer a emenda decisiva para o fundo das redes – foi o primeiro golo do central galego de 16 anos que chegou esta época à Academia.
Mesmo com apenas dez jogadores, a entrada dos Leões foi personalizada, conseguindo mesmo dominar a posse de bola e discutir o jogo olhos nos olhos com o adversário da Linha, porém, de repente, a eficácia total do GD Estoril Praia voltaria a fazer a diferença – e seria determinante. Após um pontapé de canto, a bola sobrou para fora da área e Filipe Teixeira atirou forte e ao ângulo, sem qualquer hipótese de defesa, esbatendo de novo a então renovada esperança verde e branca.
Apesar de tudo, os juniores do Sporting CP nunca deixaram de lutar, mas estavam claramente em dia ‘não’: à passagem dos 70 minutos, Guilherme Santos cruzou para Sanca e este, de primeira, viu como a bola acertou teimosamente no poste.
Até ao fim do jogo seriam sempre os comandados por Pedro Coelho a ameaçar e a merecer um novo golo, porém sem qualquer recompensa numa partida muito inglória. Confirmada a primeira derrota dos juniores Leoninos nesta fase final, seguem com seis pontos somados e na próxima jornada visitam o SC Braga.
Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva (Lucas Taibo 46’), Pedro Silva (Tiago Parente 63’), Miguel Alves, Rodrigo Dias, Tiago Octávio (Diogo Nascimento 46’), Manuel Mendonça [C] (Ewandro Santos 75’), Guilherme Santos, Pedro Sanca, Isnaba Mané (Micael Sanhá 63‘) e Rafael Nel.