Konstantin Nikitenko assinou contrato profissional
10 Jul, 2023
Defesa de 17 anos vai integrar equipa sub-19
De Leão ao peito desde 2015/2016, Konstantin Nikitenko assinou contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal e vai continuar a evoluir na Academia Cristiano Ronaldo. Na época passada, o lateral esquerdo esteve integrado na equipa sub-17, onde fez 27 jogos, cinco golos e foi um dos capitães, e em 2023/2024 subirá mais um degrau na sua formação, fazendo parte do plantel sub-19.
“Assinar um contrato profissional com o clube do meu coração é uma grande responsabilidade, o sentimento é de orgulho e agradeço à minha família, aos meus amigos e a todos os que me ajudaram a tornar este sonho possível”, começou por dizer o defesa de 17 anos à Sporting TV, acrescentando: “Já estou aqui no Sporting CP há uns aninhos e fico muito grato pela aposta em mim. Agora é continuar a trabalhar”.
Konstantin Nikitenko entrou no emblema verde e branco pelas portas do Pólo EUL, começou como avançado e agora tem sido aposta como lateral esquerdo. Abordando o processo de adaptação, o jovem com dupla nacionalidade portuguesa e russa admitiu que inicialmente “foi complicado”, mas já se sente “bem” na nova função.
“Quero é jogar, gosto é de jogar futebol e quando mudei o chip consegui adaptar-me bem e os meus colegas ajudaram-me. Passar de atacar para defender foi complicado, adaptei-me, mas continuo a atacar”, contou, escolhendo ainda Diogo Travassos como um dos seus exemplos a seguir dentro do Clube: “Gosto muito da sua maneira de jogar. Vejo muitos jogos dele. Ele lesionou-se infelizmente, mas vai voltar bem”.
Depois, Konstantin Nikitenko fez um balanço da última temporada, no escalão de juvenis, qualificando-o como “um ano de muito crescimento”. “Não comecei da melhor maneira, mas isto é como acaba. Foram longos meses de trabalho, sempre a acreditar e, embora não tenhamos ganho o campeonato, a equipa, como um todo, cresceu imenso”, sublinhou.
Além disso, sobretudo na recta final da época, Konstantin Nikitenko teve ainda a oportunidade de envergar a braçadeira de capitão. “Pesa, isto é o Sporting CP e ser capitão não é fácil”, reconheceu, acrescentando: “Temos de puxar pela equipa quando as coisas não estão a correr bem”.
Agora, depois da assinatura do contrato profissional, segue-se também uma nova etapa no seu desenvolvimento com a subida à equipa de sub-19 e o defesa já perspectivou o regresso ao trabalho. “Primeiro, o mindset está em aproveitar as férias enquanto posso e depois entrar com tudo na pré-época, trabalhar e dar o máximo para ganhar o meu espaço. Acabámos a época muito bem e acho que vamos entrar com o pé direito. Em termos de grupo, estamos muito fortes mentalmente e acho que vamos dar uma muito boa resposta”, apontou.
Por fim, Konstantin Nikitenko deixou ainda uma palavra aos Sportinguistas: “Continuem a acompanhar-nos e a apoiar-nos que nós vamos mostrar em campo aquilo que valemos”.