Pedro Coelho: "Estamos confiantes que podemos entrar bem"
11 Ago, 2023
Juniores estreiam-se no campeonato em Setúbal (sábado, 17h00)
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, este sábado, o Vitória FC para disputar a primeira jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão e dar o pontapé de saída oficial no regresso à competição em 2023/2024.
Para preparar a nova temporada, os juniores Leoninos realizaram cinco jogos de pré-época e somaram por vitórias todos eles: 4-0 ao GD Estoril-Praia, 3-2 ao FC Alverca, 0-4 ao Clube Oriental de Lisboa e ainda 5-2 e 4-2, respectivamente, às equipas sub-23 do CD Mafra e CF Estrela da Amadora.
Em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, Pedro Coelho, treinador dos jovens Leões, fez um "balanço positivo" da pré-temporada, "não só pelas vitórias, que são importantes para dar confiança aos jogadores”, destacou, mas também pelo "ganho de hábitos e rotinas de início de época".
"Estão prontos e preparados para aquilo que aí vem", garantiu de seguida, apontando ainda que agora o foco está em "dar continuidade para consolidar os processos de aprendizagem para que os jogadores sejam mais fortes individualmente e conheçam cada vez mais o jogo do ponto de vista colectivo".
Olhando já para o primeiro adversário, que vai querer “criar dificuldades”, referiu, Pedro Coelho realçou que o objectivo é “vencer”, embora tenha ressalvado que perspectiva "um jogo muito competitivo”. “Estamos confiantes que podemos entrar bem e vencer", reafirmou o técnico de 34 anos.
Do outro lado estará um conjunto setubalense com jogadores "maioritariamente de segundo ano" e a jogar em casa, num terreno sintético "que torna mais difícil controlar a bola”, adiantou. Posto isto, o técnico verde e branco sublinhou que “é importante, já desde a primeira jornada, ter um nível de superação e resiliência muito altos e manter a concentração até ao fim dos 90 minutos".
Já do lado do Sporting CP, a média de idades do plantel que iniciará 2023/2024 está abaixo dos 18 anos (17,3). "Partimos para esta época com 23 jogadores em idades de júnior a competir no escalão de sub-23 e na equipa B. Provavelmente vamos ter a equipa mais jovem de sempre num escalão sub-19 do Sporting CP, com muitos juniores de primeiro ano e mais juvenis do que nos últimos anos", frisou Pedro Coelho, reforçando que este é “o projecto do Clube” para "dar espaço aos jovens para poderem crescer”.
“Tudo começa na equipa A, que abre espaço para que possam competir na B, enquanto a B faz o mesmo para os sub-23 e estes igual para os sub-19. O processo está consolidado, temos provas dadas, ano após ano, com jogadores a chegarem cada vez mais preparados à equipa A", enalteceu, por fim.
A seguir, Micael Sanhá, avançado de 17 anos integrado no escalão, também foi um dos porta-vozes Leoninos, começando por elogiar a forma como “a equipa trabalhou bem” na pré-época. "Foram jogos difíceis contra equipas também de outros campeonatos, foram bons testes e temos crescido individualmente e como equipa", disse, sem esconder também que as saudades de voltar à competição "já são muitas".
Ora, com o embate frente ao Vitória FC na mira, Micael Sanhá traçou a ambição verde e branca e mostrou-se também confiante numa “boa resposta” dos jovens Leões. "Queremos ser uma equipa dominadora, com posse de bola e definir bem, que é muito importante. O Vitória FC vai tentar impor as suas mais-valias, mas nós vamos dar uma boa resposta", sentenciou.