Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Rodrigues: "O espírito de equipa está positivo e há muita competitividade"

Por Sporting CP
02 Ago, 2024

​Sub-19 já levam três semanas de preparação para 2024/2025

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal continua a preparar o arranque oficial de 2024/2025, numa pré-época que leva já três semanas e tem ficado marcada por treinos de máxima exigência a nível físico e com bola.

Neste período, a turma liderada por Filipe Neto disputou quatro particulares, incluindo um frente a uma equipa sub-23, de forma a afinar os pormenores necessários para um início de temporada competitivo no Campeonato Nacional do escalão.

A cerca de uma semana da estreia na competição, o médio João Rodrigues fez o ponto de situação da equipa, deixando elogios ao trabalho realizado pelo plantel.

“Têm sido semanas bastante exigentes e de adaptação tanto à equipa técnica, que é nova, como a nós mesmos, pois misturámos um pouco os escalões e estamos a integrarmo-nos uns aos outros. Tem sido positivo, estamos a enturmar-nos bem, o espírito de equipa está positivo e há muita competitividade”, começou por dizer o jovem de apenas 16 anos aos meios de comunicação do emblema de Alvalade.

“Os treinos estão a ser intensos, estamos a adaptar-nos à ideia de jogo do míster e a perceber o que quer em cada momento. Estamos a preparar-nos para o campeonato, que vai ser bastante exigente, e já tivemos desafios contra equipas mais experientes na pré-época para estarmos preparados para a exigência física do campeonato, que vai ser muito competitivo. Estamos preparados para o que vem”.

João Rodrigues sublinhou depois os benefícios que jogar frente a equipas mais experientes pode trazer à equipa, pois é isso que vão encontrar mais à frente.

“Jogar contra jogadores mais velhos traz sempre uma exigência física muito maior porque encontramos adversários com outra maturação física. É bom habituarmo-nos a isso porque é o que vamos encontrar no campeonato, jogadores fortes fisicamente e geralmente mais velhos do que a nossa equipa, que tem muitos juniores de primeiro ano. Estes desafios de pré-época foram uma boa preparação para o que aí vem, estamos bem preparados e com uma união de grupo muito boa”.

Apesar de o tempo de trabalho ser ainda relativamente curto, o centro-campista já consegue identificar diferenças em relação aos sub-17, onde jogou na época passada.

“A maior diferença é o físico. Os jogadores são mais maturados fisicamente e mais experientes. Apesar de ainda não ter começado, tenho noção que o campeonato de sub-19 é bastante exigente e temos de estar preparados para qualquer desafio. Todos os jogos são competitivos, não há um desnível grande entre equipas, o que nos vai causar dificuldades. Mas temos noção disso e estamos bem preparados”.

Um dos aspectos que tem ajudado na adaptação dos jogadores mais jovens é o facto de o plantel contar com nomes que já têm um percurso feito neste escalão.

“Apesar de sermos maioritariamente juniores de primeiro ano, é muito importante termos jogadores que já têm experiência de sub-19 e são mais velhos. Eles ajudam, dão conselhos e orientam-nos no caso de jogarmos contra equipas que já defrontaram. Sabem como são os campos e a ideia de jogo das equipas, que costumam defender bem e ser fortes. O campeonato sub-19 traz um pouco disso e, como eles são mais velhos, já têm essa experiência e ajudam-nos na adaptação”.

O primeiro jogo oficial da época está marcado para 10 de Agosto, com os Leões a receberem o CD Mafra na jornada inaugural da zona Sul do Campeonato Nacional.