Custou, mas lá se quebrou a barreira defensiva
22 Nov, 2015
Sporting venceu Linda-a-Velha por 1-0 com golo de Elves Baldé aos 62 minutos
A equipa de juvenis do Sporting recebeu e venceu o Linda-a-Velha por 1-0 em encontro a contar para a 11.ª jornada da Série D do Campeonato Nacional. Com o nulo a manter-se até depois da hora de jogo, Elves Baldé apareceu para marcar o golo dos ‘leões’ e deixar em casa os três pontos conquistados com toda a justiça.
Os primeiros minutos da partida ditaram um Linda-a-Velha bem organizado e posicionado no terreno, capaz de impedir o Sporting de chegar à sua área defensiva com perigo. Os visitantes defendiam bem e apostavam no futebol directo, muito devido à forte pressão exercida pelos ‘leões’ sobre a sua primeira fase de construção. Mas faziam-no sem pressas: tudo aquilo que o Linda-a-Velha realizava quebrava o ritmo de jogo, tornando-o lento e constantemente parado, algo que não favorecia as pretensões do conjunto ‘verde e branco’. Usando as bolas paradas como arma, os visitantes tiveram a primeira aproximação à baliza de Rafael Van Der Laan com um cabeceamento de Rúben Cavaco ao lado do alvo, na sequência de um livre directo.
Com o andar do relógio, o Sporting tomou mais as rédeas do encontro e começou a colocar o seu futebol em prática. Rúben Teixeira deixou o aviso ao aparecer isolado na cara de David Pereira, mas, com pouco ângulo para rematar, permitiu a defesa apertada ao guardião visitante, naquele que foi o primeiro lance de real perigo do encontro. Seguiu-se Elves Baldé a flectir para o meio e atirar ao lado, antes de o Linda-a-Velha reaparecer na partida para assustar o guardião ‘leonino’, que aliviou mal a bola e viu Rúben Cavaco ficar com o esférico e tentar o chapéu para a baliza deserta, mas este embateu na trave e a ameaça passou.
Antes do intervalo, Tomás Silva e Leandro Tipote ainda atiraram para as mãos de David Pereira e ficou a ideia de que, quando o Sporting acelerava o seu jogo e intensificava a pressão, o Linda-a Velha passava por dificuldades devido à diferença de qualidade entres as duas formações, pese embora a boa organização defensiva que os visitantes apresentavam em campo. O primeiro tempo terminou com o conjunto de João de Couto a empurrar o Linda-a-Velha para o seu meio-campo e a prometer golos para a segunda parte.
Esta começou e logo Tomás Silva tentou chegar à vantagem, mas o remate de ressaca à entrada da área foi perigoso mas por cima do alvo. A toada do final dos primeiros 40 minutos manteve-se e o Linda-a-Velha não abandonava o seu meio-campo, nem sequer para sair em contra-ataques, já que estes eram superiormente travados pelos ‘leões’. O flanco direito ‘verde e branco’ estava a trabalhar bem e foi de lá que, numa combinação entre Elves Baldé e Tomás Silva (que assistiu o primeiro com um toque de calcanhar) nasceu mais um lance de grande perigo, com Elves Baldé a cruzar para Rúben Teixeira, que não desviou para o fundo das redes por centímetros. O Sporting estava melhor, sufocava o adversário e Nono Moreira obrigou David Pereira a nova defesa, na sequência de um livre, antes de Elves Baldé voltar ameaçar com um tiro forte que saiu muito perto da trave forasteira. Pelo meio, Vladimir Vieira beneficiou de uma recarga para atirar torto em zona privilegiada, antes de Elves Baldé passar ‘das palavras aos actos’ e oferecer a vantagem ao Sporting: o extremo aproveitou uma das poucas vezes em que o Linda-a-Velha se deixou apanhar em contrapé para, assistido por Ruben Teixeira, entrar na área e desferir um forte remate que ainda desviou num adversário antes de entrar nas redes de David Pereira. Estava feito o 1-0 e trazida tranquilidade aos ‘leões’. E justiça ao resultado, diga-se.
Até final, Rúben Teixeira e Tomás Silva ainda atiraram ao lado, antes de o ponta-de-lança isolar o médio na cara do guardião visitante, que resolveu a situação com uma boa saída aos pés de Tomás Silva. No último lance da partida, foi Elves Baldé quem ficou muito perto de bisar, lançado por Tomás Silva, mas, mais uma vez, David Pereira brilhou e evitou um resultado que poderia ter sido mais dilatado.
Com este resultado, o Sporting mantém o primeiro lugar do Campeonato com 31 pontos em 11 partidas. Na próxima jornada, o Sporting recebe o Alverca, actual oitavo classificado.