Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mão cheia de golos sem resposta

Por Jornal Sporting
22 Nov, 2015

Sporting goleou Belenenses por 5-0 e isolou-se na liderança da Liga

O Sporting goleou, esta tarde, o Belenenses por 5-0, no Pavilhão Acácio Rosa, com golos de Diogo, Fábio Lima e ‘hat-trick’ de Cavinato, o melhor jogador em campo (cinco remates e três golos). Desta forma, os ‘leões’ sobem ao primeiro lugar isolado da Liga SportZone, com 31 pontos, dependendo de si para terminar a fase regular como líderes.

Com Marcão na baliza e Diogo, João Matos, Caio Japa e Fábio Lima no cinco inicial, o Sporting começou, como era esperado, a dominar o encontro desde cedo. Logo ao primeiro minuto, Diogo testou os reflexos do guardião Sérgio Alves, que esteve à altura e desviou a bomba do brasileiro, de meia distância. Logo depois, Caio fez o passe na diagonal e o mesmo Diogo ganhou a ala direita, rematando à trave.

O Belenenses defendia à zona, com boa pressão defensiva e as linhas subidas. Aos 7’, criou duas boas oportunidades, ambas por Dario: na primeira, aproveitou uma perda de bola ‘leonina’ em zona proibida e rematou ao poste; na segunda, conduziu uma transição rápida, serviu Bruno Pires, mas o remate foi cortado, providencialmente, por Alex Merlim.

Aos 8’, o Sporting adiantava-se no marcador. Cary fez um passe teleguiado para Caio Japa e, em zona central, Cavinato surgiu por trás, dominou a bola e rematou de pé esquerdo, apanhando o guarda-redes dos ‘azuis’ de surpresa.

A equipa da casa ficou um pouco mais presa à zona defensiva depois da desvantagem e sofreu vários ataques à sua baliza: Djô obrigou Sérgio Alves a boa intervenção depois de um remate pela ala direita; Merlim rematou de meia distância com a bola a não passar longe do poste; Djô atirou aos ferros depois de um bom trabalho individual pela ala esquerda em que tirou Bruno Paulo do caminho; logo depois foi João Matos que teve ‘pontaria a mais’ e chutou cruzado, de biqueira, ao poste; e Diogo obrigou Sérgio Alves a aplicar-se com um bom remate depois da reposição lateral de Merlim.

Depois de todas estas ameaças, a concretização. Diego Cavinato voltou a mostrar pontaria afinada e bisou, depois de um roubo de bola ao adversário que culminou com uma ‘bomba’ à baliza, sem defesa para o guardião dos ‘azuis’.

A etapa complementar voltou a mostrar um Belenenses afoito, a defender de linhas subidas e com boa pressão, mas com o Sporting a ser o principal dinamizador do jogo, a aproveitar as falhas adversárias e a encontrar o melhor caminho para finalizar. Aos 26’, Diogo dilatou a vantagem com um remate colocado na sequência de um canto pela esquerda, tirando o melhor partido da ausência de marcação dos ‘azuis’, e Cavinato, a grande figura do encontro, fez o ‘hat-trick’ à passagem do décimo minuto: João Matos fez a reposição lateral pela esquerda, o ítalo-brasileiro recebeu e, praticamente encostado à linha, deferiu um remate de belo efeito que entrou rente ao segundo poste.

O Sporting dominava todos os capítulos do jogo: soube manter a posse de bola quando necessário, atacou com segurança e no momento certo aproveitando as falhas adversárias sem se precipitar, e defendeu com consistência – de tal forma que, na segunda parte, a produção ofensiva dos ‘azuis’ foi quase inexistente, com excepção de dois bons remates de Tiago Pinto.

Os ‘leões’ chegaram ainda ao 5-0 por intermédio de Fábio Lima, numa jogada de laboratório e de bonito recorte, a utilizar todos os corredores do campo: Merlim, em zona central, fez a diagonal para Cavinato, na direita, que assistiu Lima ao segundo poste para fechar as contas da partida.

Na próxima semana, o Sporting recebe o SL Olivais (sábado, às 16h), a contar para a 13.ª jornada da Liga SportZone.