Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Primeiro lugar garantido

Por Sporting CP
31 Out, 2021

Empate diante do SL Benfica no fecho da primeira fase (1-1)

Já com o apuramento garantido para a segunda fase, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, neste domingo, o SL Benfica e empatou (1-1) na 11.ª jornada – e última - da série D do Campeonato Nacional do escalão. 

Assim, os jovens Leões de José João terminaram a primeira fase no primeiro lugar, sem qualquer derrota e como a formação mais finalizadora (53 marcados) e também menos batida (quatro sofridos) da série. No dérbi, o golo de Vivaldo Semedo colocou o emblema verde e branco na frente durante a segunda parte, mas um golo encarnado ao cair do pano ditou a igualdade no Estádio Aurélio Pereira.

Apesar do empate ser suficiente para os Leões assegurarem o primeiro lugar, a equipa verde e branca mostrou desde cedo ao que vinha. Ainda dentro do primeiro minuto, Vivaldo Semedo não conseguiu bater Marcel Mendes, guardião encarnado, num prometedor um-contra-um e, na sequência, Manuel Mendonça atirou por cima depois de uma vistosa combinação ofensiva. Mais capaz com bola, o Sporting CP condicionava também com sucesso a construção adversária e impôs o seu jogo nos instantes iniciais.

Num pontapé de canto aos 12 minutos, o central Pedro Silva teve tudo para marcar, mas o cabeceamento de cima para baixo acabou por sair ligeiramente sobre a barra. Sucediam-se as ameaças Leoninas, mas o SL Benfica reequilibrou o encontro e começou a espreitar o ataque: Miguel Constantinescu rematou de fora da área para defesa apertada de Guilherme Pires. 

Antes da meia-hora de jogo, as águias foram obrigadas a trocar de guarda-redes, colocando André Moreira no lugar do lesionado Marcel Mendes. Devido a várias paragens, o ritmo baixou e o nulo seguiu para a segunda parte, apesar da grande oportunidade de que João Muniz dispôs para os Leões nos instantes finais.

Tal como na primeira parte (61%-39%), o Sporting CP controlou a posse de bola no reatamento, empurrando o SL Benfica para o seu meio-campo defensivo. Com os Leões balanceados no ataque, o recém-entrado Afonso Moreira ainda pôs o guarda-redes adversário à prova, mas o 1-0 chegaria logo a seguir. Num lance de insistência, Vivaldo Semedo recebeu dentro da área, rodou e inaugurou o marcador no dérbi, apontando o seu 11.º golo, que o destacou como o melhor marcador da série.

Contudo, apesar da boa prestação defensiva Leonina, o SL Benfica respondeu nos últimos dez minutos. Depois de uma séria ameaça de Alamara Djabi travada por Guilherme Pires, as águias chegaram ao empate por Kyanno Silva e o resultado não voltaria a sofrer alterações até ao apito final. Com este resultado, o Sporting CP encerrou a primeira fase invicto com 29 pontos, os mesmos que o SL Benfica, mas uma melhor diferença de golos deu o primeiro lugar aos Leões.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Leonardo Barroso, Pedro Silva, João Muniz, Rodrigo Dias (Carlos Santos 76'), Henrique Arreiol (Alexandre Brito 76'), Manuel Mendonça [C], Guilherme Santos (Mamadu Djaló 86'), Pedro Sanca (Adair Kandala 86'), Saná Fernandes (Afonso Moreira 57') e Vivaldo Semedo.