Juvenis somam e seguem invictos
24 Jan, 2024
Reviravolta frente ao CS Marítimo fez-se na segunda parte (2-1)
No jogo em atraso da 19.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, o CS Marítimo por 2-1.
Frente ao emblema insular, que chegava como o sétimo classificado, os juvenis do Sporting CP puderam inaugurar cedo o marcador, mas nas duas situações saídas dos pés de Miguel Almeida foi o guarda-redes Francisco Costa a levar a melhor, inclusive num promissor cara-a-cara.
Por sua vez, ao CS Marítimo um pontapé de canto bastou para chegar ao 0-1, autoria de Tomás Silva, antes dos 20 minutos, num cabeceamento em antecipação. Os jovens Leões, que ficariam pouco depois sem o lateral Joel Moura por lesão (entrou Denilson Santos), partiram para a reacção e criaram boas oportunidades, mas o 0-1 prevaleceria até ao intervalo.
Até lá, nas melhores situações de golo, voltou a estar Miguel Almeida, que numa primeira ocasião viu como uma saída de punhos do guardião adversário cortou o mal pela raiz e, já em cima do minuto 40, o avançado verde e branco desperdiçou um lance em frente à baliza, atirando ao lado quando teve tudo para marcar.
Já para o segundo tempo, José João Gomes apostou na entrada de Rafael Camacho (saída de Argyris Christodoulou) e os sub-17 Leoninos não podiam ter entrado melhor: depois de uma bola devolvida pelo poste, Salvador Blopa atirou finalmente para o fundo das redes e repôs a igualdade no marcador.
Depois, Alexandre Tverdohlebov ainda foi chamado à acção na baliza verde e branca, mas continuou a ser o Sporting CP a equipa mais perigosa no Estádio Aurélio Pereira: Miguel Almeida, agora, acertou no ferro e, mais tarde, só um corte na hora e no momento certos evitou o golo de Flávio Gonçalves.
Parecia apenas uma questão de tempo até que os jovens Leões consumassem a reviravolta, e assim foi, à passagem do minuto 70. Lançado em profundidade, o recém-entrado Rafael Melo entrou na área e atirou cruzado para o 2-1 que colocou a formação verde e branca pela primeira vez no comando da partida.
Dentro dos últimos dez minutos, o jogo reavivou à boleia da réplica do CS Marítimo, mas foi nesta fase que Tverdohlebov, guardião Leonino, disse presente e com duas importantes defesas ajudou a garantir que os três pontos ficavam na Academia Cristiano Ronaldo.
Com este triunfo, os juvenis do Sporting CP continuam a ser a única equipa sem derrotas na série Sul, a qual lideram de forma isolada com 52 pontos, mais cinco que o SL Benfica. Na próxima jornada, a penúltima da primeira fase, os jovens Leões recebem o SCU Torreense.
Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Rodrigo Cabrito (Daniel Costa, 86’), Afonso Lee, Diego Coxi, Joel Moura (Denilson Santos, 34’), João Rodrigues [C], Salvador Blopa, Argyris Christodoulou (Rafael Camacho, 46’), Miguel Almeida (Rafael Melo, 60’), Flávio Gonçalves, Tomás Mendes (Sandro Nascimento, 60’)