Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

José João: "Houve muita entrega"

Por Sporting CP
21 Abr, 2024

​Reacção do técnico após o triunfo no Clássico com o FC Porto

No rescaldo do triunfo sobre o FC Porto (1-0), para a oitava jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de sub-17, o treinador José João falou num jogo “extremamento difícil, equilibrado e intenso, mas não muito bem jogado”, elogiando ainda assim a forma como os Leões chegaram à vitória.

“A qualidade de jogo não existiu de parte a parte, apesar de ter havido muita entrega, intensidade, agressividade, duelos e bolas no ar, o que não nos beneficia em nada. Sentimos dificuldades por isso, mas houve muito mérito do FC Porto pela forma como anulou o nosso processo ofensivo”, começou por afirmar o técnico.

“O FC Porto estudou-nos bem e retirou-nos espaços com o seu 4-1-4-1, mas mesmo assim conseguimos identifica-los e definir bem o jogador livre, especialmente pelo lado esquerdo. Apesar disso, definimos mal no último terço. Tivemos várias chegadas à área e podíamos ter feito o 1-0, mas não fizemos”, frisou.

“No final, acabámos por ter a pontinha de felicidade que nos tem faltado noutros jogos. Mas o que importa para estes jovens é trabalhar já na terça-feira para preparar o próximo jogo, com o SC Braga, o caminho é este. Foi um jogo extremamente difícil, dou os parabéns ao FC Porto pela forma como se apresentou”.

José João lembrou ainda que, apesar de o Sporting CP continuar a ser a única equipa que conseguiu bater o FC Porto, os jogadores têm de aprender a contrariar os adversários quando estes apostam num jogo mais físico e diferente do dos Leões.

“O FC Porto ainda só perdeu connosco neste campeonato, e isso diz muito do que conseguimos fazer. Ainda assim, temos de perceber que, mesmo quando a equipa adversária leva os jogos para esta dimensão mais física, de confronto, duelos e bola aérea, temos de ter a ponderação de meter a bola no chão e fazer o nosso jogo. Temos de ter a capacidade de descobrir o jogador livre, identificar as superioridades numéricas e atacar esse espaço. Quando conseguimos fazê-lo, a organização e o talento individual da equipa faz com que estejamos mais próximos do sucesso”.

Já Sandro Nascimento, médio Leonino de 17 anos, também considerou que o jogo foi “muito disputado até final”, mas realçou que o Sporting CP “mereceu a vitória”.

“O jogo foi muito mais disputado do que na primeira volta [em que os Leões venceram por 1-3], o FC Porto nunca deixou de acreditar”, referiu, mostrando-se feliz por ter dado a vitória à equipa de canto directo, no dia em que o Sporting CP lançou uma camisola a celebrar a vitória na Taça das Taças com o cantinho do Morais.

“É sempre uma boa sensação marcar, deu-me uma felicidade enorme a mim, à equipa e ao Sporting CP”, atirou, olhando desde logo para o que falta jogar na fase de apuramento de campeão: “É jogo a jogo, vamos lutar até ao fim do campeonato”.