Banco a render juros na despedida de 2023/2024
23 Jun, 2024
Vitória dos sub-17 frente ao Casa Pia AC com golo no último minuto (2-1)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o Casa Pia AC por 2-1 na 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão nacional do escalão.
Um final frenético, com um golo do suplente-utilizado Miguel Almeida aos 90+4’ deu justiça ao resultado, pois a superioridade Leonina foi clara, com várias oportunidades anteriores, que não encontraram o fundo das redes da baliza, sempre bem defendida por Afonso Pereira, principalmente na segunda parte. Com este desfecho, os jovens Leões de José João Gomes terminam a prova no segundo lugar.
A primeira oportunidade foi para o Casa Pia AC, com remate à entrada da área de Renato Nhaga, um pouco por cima da baliza de William Lodmell, guardião de um onze Leonino com vários jogadores sub-16, que jogaram com personalidade e deixaram apontamentos prometedores.
Numa primeira parte com um ritmo mais baixo e dificuldades Leoninas para desmontar a organizada equipa do Casa Pia AC, o Sporting CP respondeu aos 19’, numa hesitação do guarda-redes Afonso Pereira, que acabou por resultar num remate de Rodrigo Cabrito, em boa posição, mas ligeiramente ao lado da equipa visitante. Perto da meia hora, mais concretamente aos 29’, Emergildo Moreira atirou às malhas laterais, em nova incursão do Casa Pia AC, enquanto, pouco depois, ficou a ideia de ter existido uma carga de ombro à margem das leis dentro da área do Casa Pia AC, num lance em que foi reclamada grande penalidade a favor dos Leões.
Já aos 36’, um canto estudado quase dava golo, em remate de primeira de Tomás Mendes, ligeiramente ao lado da baliza defendida por Afonso Pereira. O Sporting CP acentuou o domínio nos últimos cinco minutos do primeiro tempo e aos 41’, um grande passe logo isolou Diogo Martins, mas o remate de primeira do ponta-de- lança Leonino a sair por cima e quase a seguir, um remate de pé esquerdo de Tomás Mendes foi defendido por Afonso Pereira. Depois, Frederico Gomes ganhou espaço na área após bom lance, mas rematou ao lado e o 0-0 no marcador continuou a prevalecer.
No segundo tempo, o Sporting CP entrou melhor, com domínio territorial e a empurrar a equipa do Casa Pia AC, mas aos 50’, um pontapé de canto da equipa visitante criou perigo junto da baliza Leonina. O golo inaugural, porém, seria verde e branco. Na resposta, aos 51’, deu-se um grande momento: Diego Coxi arrancou pelo lado esquerdo e disparou, sem hipóteses, de pé esquerdo, para um grande golo.
Depois, num contra-ataque, Flávio Gonçalves cabeceou ligeiramente por cima e Frederico Gomes, de primeira, quase marcava, aos 59’, mas a execução saiu desenquadrada. Intensificava-se o pressing Leonino, com nova dupla oportunidade aos 62’, mas as intenções Leoninas foram negadas por Afonso Pereira - e a recarga de Tomás Mendes a ser cortada.
Apesar de uma ameaça de Emergildo Moreira para os visitantes, o Sporting CP teve sempre mais oportunidades para dilatar a vantagem, mas os esforços na finalização de Flávio Gonçalves e do entrado Miguel Almeida foram ‘sacudidos’ com novas boas defesas de Afonso Pereira.
Já aos 84’, o árbitro assinalou grande penalidade por mão na bola de Diego Coxi e chamado à marcação, Diego David atirou colocado e fez o empate, que foi um grande balde de água fria nos jovens Leões, que haviam somado diversas oportunidades, sem a desejada finalização.
No entanto, o empate sofrido não fez o Sporting CP perder a cabeça e apesar de os últimos minutos serem passíveis de um jogo mais com a coração do que com a cabeça, o certo é que a equipa Leonina manteve a calma e foi premiada com o golo da vitória, aos 90+4’, numa recarga de Miguel Almeida, a cabeceamento ao poste de Rodrigo Cabrito. Um golo de um suplente, que saltou do banco e assim fez jus à máxima de que o banco rendeu juros.
Triunfo justo dos sub-17 Leoninos que assim terminaram a temporada com uma vitória e no segundo lugar.
Sporting CP: William Lodmell [GR], Rodrigo Cabrito, Santiago Fernandes (Gonçalo Correia, 90’), Afonso Lee, Diego Coxi, Sandro Gamboa (João Rodrigues, 80’), Tomás Mendes (Rafael Melo, 90’), Rafael Camacho [C], Diogo Martins (Miguel Almeida, 67’), Frederico Gomes (Simão Soares, 67’), Flávio Gonçalves