José João Gomes: "Mérito dos nossos jogadores"
23 Jun, 2024
Técnico reagiu ao triunfo na última jornada do campeonato
José João Gomes, treinador da equipa de sub-17 do Sporting CP, salientou a justiça do triunfo dos jovens Leões frente ao Casa Pia AC, por 2-1, na última jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.
“Foi no último segundo, mas mérito dos nossos jogadores, que interpretaram aquele momento final do jogo. Metemos dois avançados, muita gente na área, queríamos ir à largura para depois poder cruzar e eles assim interpretaram e conseguiram executar. Alcançámos esse objectivo intermédio que era ganhar o jogo, ficar em segundo lugar e com a defesa menos batida”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação do Clube, passando depois a fazer uma retrospectiva da temporada Leonina.
“Em balanço final, foi uma época muito longa. Estamos a trabalhar há quase onze meses e meio e o que sinto é que todos eles [jogadores] estão mais preparados em Junho de 2024 para aquilo que vão ser as exigências do profissionalismo. Sinto que esta equipa cresceu imenso ao longo do ano, a fase final fica marcada pela falta de consistência ao longo dos jogos e algum desconforto em termos emocionais para saber lidar com esses mesmos jogos. Fomos penalizados por alguns erros colectivos e individuais que nos retiraram pontos, mas mérito também da equipa que ganhou o campeonato, porque em 14 jogos teve 12 vitórias. Nós fizemos uma fase final na qual em todos os jogos, excepto um, em Vila do Conde, batemo-nos e fomos competitivos com todas as outras equipas, deixámos a imagem de uma equipa positiva, de posse de bola, de tentar desbloquear a estrutura defensiva adversária sempre em processo de construção e de ligações. Uma época longa, mas fica uma imagem de futebol positivo, atraente, que estes jovens tentam demonstrar em todos os jogos”, considerou José João Gomes.
Por seu turno, o médio João Rodrigues, que voltou à equipa do Sporting CP após dois meses de ausência devido a lesão, destacou o regresso às opções e o triunfo dos jovens Leões, conseguido no último minuto das compensações.
“Senti-me muito bem, foi muito bom voltar aos relvados, já estava com muitas saudades, tanto eu como o Gonçalo [Correia] que já estava parado desde Novembro. É sempre bom voltar a jogar, é o que mais gostamos e ainda por cima [voltar] com uma vitória sofrida, mas merecida, como esta é uma sensação espectacular”, disse o jovem médio esquerdino.
Depois, João Rodrigues pormenorizou ainda mais a análise ao jogo e a um resultado que poderia ter sido mais expressivo a favor dos Leões. “Podíamos ter sido mais eficazes. Na primeira parte tivemos algumas dificuldades em construir e em fazer o nosso jogo, depois mais para o final conseguimos mais oportunidades de golo. Acabámos por sofrer golo de grande penalidade, mas fomos atrás do resultado. Fomos uma equipa sempre combativa e à procura do resultado e acabámos por conseguir o golo. Noutros jogos não conseguimos, se calhar foi essa a diferença para não conseguirmos alguns pontos, mas hoje muito feliz por termos marcado este golo”, concluiu.