Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

José João Gomes: "Cada jogo vai ser um momento óptimo para crescer"

Por Sporting CP
09 Ago, 2024

Dérbi no Seixal inaugura campeonato de sub-17

Sábado (11h00) é dia de dérbi e de pontapé de saída no Campeonato Nacional de sub-17. Na jornada inaugural da série Sul, a equipa de juvenis do Sporting Clube de Portugal desloca-se ao Seixal para enfrentar o SL Benfica.

José João Gomes, treinador do escalão Leonino pela quinta temporada seguida, lançou o início oficial da temporada 2024/2025, destacando primeiramente o trabalho de preparação realizado nas últimas semanas, uma vez que chegar "já com níveis competitivos altos" à primeira jornada "era o grande objectivo" da pré-época, apontou.

"Sinto a equipa a crescer. Vimos de uma semana extremamente exigente com a participação no Torneio [Internacional Termas] de Vizela, onde fizemos quatro jogos com muito volume para cada um dos miúdos. A equipa conhece-se cada vez melhor, nós [equipa técnica] a eles também e esta é uma simbiose que temos de cultivar ao longo da época", perspectivou, antes de considerar que o embate com o rival encarnado logo na jornada inaugural "serve essencialmente para perceber o nível em que começamos".

"Vamos defrontar a equipa que foi campeã no ano passado e esta geração, de 2001, foi campeã também de sub-16. É um estímulo muito elevado para nós logo neste primeiro momento, mas estamos gratos por isso. Só contra estes adversários sentimos a real dimensão do estado em que estamos e para onde queremos ir no que toca à evolução dos nossos jovens", referiu o técnico verde e branco.

José João Gomes reforçou ainda importância da "boa resposta" dos jovens Leões no último torneio para, agora, entrar em acção de forma oficial. "Esta geração cresceu e agora temos de fazê-los perceber que cada jogo vai ser um momento óptimo para crescer. Vamos agarrar essas sensações positivas para trilhar um bom caminho, de crescimento, para que se sintam capacitados e tenham confiança nas suas capacidades", assegurou.

Embora o dérbi seja preparado “da mesma forma que os outros jogos”, o treinador dos sub-17 do Sporting CP não escondeu o grau de dificuldade esperado: "Temos de estar no máximo das nossas capacidades".

Depois, Santiago Fernandes, defesa Leonino, também fez um ponto de situação da pré-época realizada, antes de projectar o embate com o SL Benfica.

"Tivemos poucas férias, mas isso não é o mais importante. O importante é que tivemos uma pré-época forte, com vários amigáveis, um torneio muito competitivo onde mostramos o que é o Sporting CP e conseguimos ganhar ritmo competitivo e intensidade", sublinhou o internacional sub-16 por Portugal.

Santiago Fernandes estreara-se no escalão sub-17 na época passada, tendo notado “logo a diferença de intensidade e nas acções técnicas”, reconheceu. Ainda assim, mostrou-se confiante no potencial da equipa para enfrentar esta nova temporada: "A equipa adaptou-se bem, estamos confiantes, unidos e preparados para jogar".

Já sobre o dérbi, o defesa de 16 anos realçou o foco dos jovens Leões, preocupados, acima de tudo, com aquilo que têm de implementar em campo. "Estamos sempre mais preocupados com o que nós temos de fazer e com aquilo que o míster pede. Como ainda não houve jogos também é mais difícil saber o que o adversário vai fazer, então temos de estar mais focados em nós", sentenciou.