Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dérbi sorri aos da casa

Por Sporting CP
10 Ago, 2024

3-2 no arranque do Campeonato Nacional de juvenis

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 3-2 diante do SL Benfica, no Seixal, em jogo da primeira jornada da Série Sul do Campeonato Nacional de juvenis.

Para o pontapé de saída no campeonato, e com uma nova geração de jogadores, José João apostou de início em Alexandre Tverdohlebov, Carlos Frederico, Santiago Fernandes, Duarte Correia, André Machado, Leonardo Tavares, Ansumane Júnior, Simão Soares, José Mendes, João Valente e Estefânio Rúben.

A jogar em casa, o SL Benfica entrou melhor e mais pressionante, mas foi o Sporting CP que chegou ao golo na primeira oportunidade. O guardião encarnado começou por aliviar uma bola sem grande perigo, mas, após alguma confusão na área, Ansumane Baldé aproveitou para rematar certeiro.

Leões na frente do marcador a partir do minuto 11, com o desenrolar do jogo a fazer-se com algumas chegadas às duas balizas. Na melhor ocasião Leonina, João Valente rematou por cima e a seguir foi a formação encarnada a conseguir empatar, também após alguma confusão na área e uma primeira defesa de Alexandre Tverdohlebov.

Jogo relançado ainda antes da meia-hora com o Sporting CP e o SL Benfica a mostrarem vontade de marcar mais e, em cima do intervalo, os Leões, que foram chegando várias vezes à área com perigo, ameaçaram o segundo golo, mas o remate de João Valente saiu (novamente) por cima.

Assim, o intervalo chegou com 1-1 no marcador e com a perspectiva de uma segunda parte de qualidade e com golos. E foi isso que acabou por acontecer, com o Sporting CP e o SL Benfica a continuarem a manter viva a partida.

O técnico encarnado aproveitou logo para fazer mais duas substituições – já tinha feito uma na primeira metade –, mas José João, a gostar do que via, manteve o onze e os Leões continuaram a corresponder. Ainda assim, o SL Benfica conseguiu dar a volta ao resultado, numa grande penalidade, após infelicidade verde e branca – mão na bola dentro da área.

Com a desvantagem no marcador, em cima da hora de jogo, o treinador verde e branco começou então a mexer abdicando de Carlos Frederico (já amarelado), José Mendes e João Valente, apostando em Alexandre Rosado, Brandão Baptista e Manuel Lamúria. E o SL Benfica também voltou a mexer.

Várias alterações nas duas equipas para ‘atacar’ a última meia-hora de jogo, com a equipa da casa a mostrar-se mais perigosa e Alexandre Tverdohlebov a saber evitar novo golo encarnado. José João respondeu com nova mexida na defesa, saindo Duarte Correia e entrando Suleimane Baldé.

Aos 80 minutos, depois de uma primeira defesa de Ihor Konstenko, o guarda-redes encarnado fez falta e o Sporting CP teve assim a oportunidade de fazer o 2-2, mas Estefânio Rúben, na sua última acção no jogo, viu o guardião levar a melhor. Ricardo Yordanov já se preparava, entretanto, para entrar, e entrou logo a seguir.

Quem não marca arrisca-se a sofrer e assim foi, com o SL Benfica a responder com um golo. Duro golpe para os jovens Leões, mas, ainda assim, eles não se intimidarem e, logo a seguir, numa jogada rápida, Ansumane Baldé teve o 3-2 nos pés, com o remate a sair ligeiramente ao lado da baliza encarnada.

A vontade era muita e, por fim, já no decorrer dos seis minutos dados pelo árbitro, o Sporting CP reduziu através de Ricardo Yordanov e logo a seguir esteve à vista o 3-3, de bola corrida, em duas ocasiões, com a defesa encarnada a emendar na hora certa.

Assim, sem mais golos, a equipa verde e branca acabou por perder na primeira jornada do campeonato, num jogo em que merecia outro resultado. Os Leões voltam agora a jogar na próxima quarta-feira, desta vez em casa, diante do CF “Os Belenenses”.