Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

José João: "Sinto a equipa mais rigorosa e exigente consigo própria"

Por Sporting CP
26 Out, 2024

​Sub-17 recebem dérbi com o SL Benfica este domingo a partir das 11h00

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal tem duelo marcado frente ao eterno rival SL Benfica, este domingo (11h00), para a décima jornada da zona sul do Campeonato Nacional.

Os Leões estão a atravessar o melhor momento da temporada, depois de cinco vitórias consecutivas, mas o técnico José João lembrou as muitas perdas de bola da equipa na última partida, diante do SCU Torreense, sublinhando que esse foi um dos aspectos mais trabalhados durante a semana na preparação para o dérbi.

“Vamos aproveitar a nossa ida à relva para fomentar novamente o passe, a recepção e a exigência individual que os jogadores têm de ter com eles próprios. Já estamos num patamar próximo do profissionalismo e não podemos ter tantas perdas de bola fruto de más acções técnicas sem pressão do adversário. É um aspecto que nos está a preocupar, portanto dedicámos mais tempo a isso durante o microciclo para que eles estejam mais capacitados no momento competitivo”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube, considerando ainda assim que a sequência de vitórias (as últimas quatro sem sofrer golos) indicam evolução.

“Tínhamos vindo de um jogo bem conseguido frente a um adversário que está à nossa frente na classificação, o Vitória FC, em que tivemos muita personalidade, qualidade e paciência na circulação, mas ficámos com um amargo de boca com o que aconteceu no domingo passado. Por isso, nada melhor do que termos aqui um adversário fortíssimo pela frente para sentirmos que estamos de facto a progredir”, frisou, acrescentando: “É contra estes adversários que vamos ser confrontados com estímulos para os quais temos pouca solicitação nesta primeira fase do campeonato. É óptimo para sentirmos o que é defrontar equipas do nosso nível”.

Apesar de ter saído derrotado por 3-2 no primeiro jogo da época entre as duas equipas, logo na primeira jornada do campeonato, no Seixal, José João lembra que a equipa tem hoje “outra capacidade de ter a bola”, fruto da sua “personalidade”.

“Vamos ter de assumir o jogo e controlar com bola, neste momento já estamos noutro patamar nesse aspecto. Lembro-me que no primeiro jogo frente a este adversário tivemos muitas dificuldades porque não assumimos o jogo, estávamos a esconder-nos da bola e a ter medo de ter a posse. Isso, frente a uma equipa deste calibre, fez com que não estivéssemos confortáveis no jogo. Mas neste momento estamos noutro patamar e vamos dar uma boa resposta nesse sentido”, assegurou.

José João fez ainda um balanço muito positivo da primeira volta do campeonato, que terminou no passado fim-de-semana. “Sinto que os jogadores estão cada vez mais a perceber a ideia de jogo da equipa técnica e o modelo do Sporting CP no que diz respeito à identidade e a ter bola.  Mesmo no momento defensivo sinto a equipa mais rigorosa e exigente consigo própria, com melhor comunicação entre sectores e entre eles. Eles estão num patamar já superior ao que tinham em Agosto. Para isso muito ajudou os diversos momentos competitivos que fomos tendo desde então, como torneios internacionais e amigáveis contra adversários mais velhos que fazem com que eles tenham de se superar em todos os momentos do jogo. A equipa está mais crescida em relação a todas as variantes do jogo, mas estamos no final de Outubro e a época é muito longa. Vamos crescer muito mais”, garantiu.

Já Leonardo Tavares, médio de 16 anos, lembrou que a equipa “tem de melhorar as perdas de bola que teve no último jogo”, numa partida em que todos querem jogar.

“Todos querem jogar estes dérbis, mas acima de tudo é um jogo para evoluirmos como equipa. Sabemos que vai ser difícil, mas é destes jogos que gostamos de jogar. Temos de dar o nosso melhor e todos contam, os que estão lá dentro e os que vão entrar”, realçou, lembrando que este jogo será diferente do primeiro no Seixal.

“Vai ser a décima jornada, jogámos lá a primeira e ainda tínhamos muitos aspectos para melhorar. Mas ao longo de tempo sentimos que temos melhorado sobretudo na organização ofensiva e defensiva, como se vê pelo facto de nos últimos quatro jogos não termos sofrido golos e de virmos de cinco vitórias consecutivas”, atirou.

O jovem Leão, que soma um golo em sete partidas na presente temporada e é um dos habituais titulares, mostrou-se ainda satisfeito com o seu crescimento pessoal.

“Tenho gostado bastante da minha evolução esta época, mas tem muito a ver com a equipa. A equipa tem ajudado muito e cada um de nós tem melhorado muito”, referiu, elogiando o desempenho da equipa na primeira volta. “A equipa evoluiu, sobretudo em termos da exigência em cada treino e jogo. Temos vindo a melhorar muito ao longo deste tempo e nota-se pela competitividade que apresentamos”.

O jogo entre Sporting CP e SL Benfica será transmitido em directo na Sporting TV.