Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Excelente arranque na Al Abtal Cup

Por Sporting CP
13 Nov, 2024

Triunfo dos sub-16 do Sporting CP frente ao AFC Ajax por 3-1

A equipa do Sporting CP do escalão de sub-16 que participa na Al Abtal Cup começou a prova da melhor maneira, com triunfo por 3-1 frente ao AFC Ajax, dos Países Baixos, na 1.ª jornada do grupo B da competição, em partida realizada esta quarta-feira na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Foi um desempenho de bom nível dos jovens Leões de Pedro Pontes, nomeadamente na segunda parte, fase na qual a formação verde e branca fez o resultado, com três golos marcados e um sofrido.   

A primeira parte foi mais difícil para a equipa Leonina, num jogo com poucas oportunidades de golo de parte a parte. Logo aos três minutos, o AFC Ajax criou perigo, ao recuperar uma bola em zona alta, com o remate de pé esquerdo de Luca de Baat a sair ligeiramente ao lado da baliza defendia por Afonso Redondo.

Aos cinco minutos o Sporting CP teve uma contrariedade, com a lesão de Henrique Tavares, que teve de ser substituído por Sando Ferreira.

Num jogo com minutos iniciais de vários despiques físicos, aos 17’, a primeira aproximação com mais perigo da equipa Leonina, com boa jogada na esquerda e cruzamento para tentativa de remate na área, interceptado por um defesa da equipa neerlandesa.

Logo a seguir, remate de longe de Martim Almeida para defesa segura de Guus Olgers. Intervalo e 0-0 no marcador, numa partida muito táctica e com poucos espaços para se jogar.

O segundo tempo teve uma entrada em jogo magnífica do Sporting CP. Logo no minuto inicial (41’), pois cada parte dos jogos da prova tem 40 minutos, um grande passe de Leonardo Varela – vários bons pormenores do número dez Leonino – serviu na profundidade Sandro Ferreira, que foi mais rápido que toda a gente no contra-ataque e atirou colocado para o 1-0.

Aos 45 minutos, José Lino na área, teve um toque artístico de calcanhar a cruzamento de Vítor Conceição, mas que saiu fraco para a defesa do guarda-redes da equipa de Amsterdão.

Foram de bastante boa qualidade os minutos iniciais do Sporting CP no segundo tempo e aos 48’, Leonardo Varela cabeceou com perigo na área a cruzamento de Vítor Conceição, para defesa de Guus Olgers.

Aos 54’, mais um excelente pormenor de Leonardo Varela culminou com remate para defesa difícil de Guus Olgers e do canto apareceu o 2-0. Primeiro cabeceamento de José Lino defendido com dificuldade pelo guarda-redes da equipa neerlandesa e na recarga, o central Alexandro Rosado atirou para o fundo das redes e aumentou a vantagem do Sporting CP no marcador.

Antes dos 65, o recém-entrado Manuel Costa conseguiu espaço para rematar na esquerda, mas a direcção do pontapé não foi a mais desejada.

Aos 70’, foi assinalada grande penalidade contra o Sporting CP e na transformação do castigo, Landvreugd atirou colocado e reduziu o marcador.           

Sem acusar o toque, o Sporting CP pôs o ponto final no jogo aos 76’, em mais um excelente contra-ataque. Rodrigo Correia fez uma grande abertura para Sandro Ferreira, que com altruísmo fez uma assistência para Manuel Costa encostar para o 3-1, em novo excelente desenho ofensivo dos jovens Leões.

Triunfo merecido e de boa qualidade dos sub-16 Leoninos, a apresentarem boas movimentações e pormenores técnicos, que certamente deixaram satisfeitos a equipa técnica e os adeptos Sportinguistas presentes na bancada.

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Francisco Cabeçana (Rodrigo Correia, 74’), Mário Almeida, Alexandre Rosado (Ilia Iablonsky, 74’), João Rijo, Rodrigo Nogueira (Rafael Fial, 74’), Henrique Tavares (Sandro Ferreira, 5’), Martim Almeida [C], José Lino (Manuel Costa, 57’), Leonardo Varela, Vítor Conceição (João Guerra, 57’)