Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Clássico foi verde e branco

Por Sporting CP
30 Mar, 2025

Triunfo dos sub-17 do Sporting CP frente ao FC Porto (3-1)

A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o FC Porto, por 3-1, na 9.ª jornada da fase de apuramento de campeão desta categoria.

Um triunfo feito de garra, querer e bastante qualidade da equipa Leonina orientada por Pedro Pontes, que ao mexer no banco também foi determinante no triunfo, uma vez que dois jogadores que lançou na segunda parte tiveram intervenções decisivas no jogo: Duarte Rosa sofreu a grande penalidade que resultou no 2-1 e José Mendes, atrás da linha de meio-campo, fez um golo pouco usual, mas magnífico que fechou o resultado em 3-1.

Uma vitória Leonina com reviravolta, muito saborosa e merecida, num jogo com primeiro sinal de perigo do lado verde e branco.

Aos 9’, uma boa arrancada de Ansumane Júnior na direita gerou o ‘caos’ na defesa do FC Porto e só uma intercepção sobre a linha de golo na sequência evitou que o Sporting CP inaugurasse o marcador.

Aos 22’, Manuel Lamúria correspondeu no centro da área a passe de André Machado, com o remate do ponta-de-lança a sair por cima, em mais um sinal do ascendente que a equipa Leonina ia construindo no jogo.

Sem o justificar, o FC Porto inaugurou o marcador, num livre de Marco Silva, sem hipóteses para Alexandre Tverdohlebov, ao ângulo, num excelente remate do central dos dragões.

Aos 31 minutos e quase na resposta, Estefânio Rúben ganhou uma bola que ficou ‘perdida’ na área, após ataque Leonino pela esquerda, rematou cruzado para o empate.

Aos 36’, o Sporting CP ficou muito perto da reviravolta, com um cabeceamento de Sandro Gamboa para grande defesa de Francisco Barroso, após livre na direita.

Aos 39’, um bom trabalho de Duarte Cunha criou muito perigo para a defesa Leonina, com o remate do extremo portista a sair ligeiramente ao lado da baliza defendida por Tverdohlebov. Ao intervalo, o marcador registava empate a um golo, num jogo equilibrado, ainda que com as melhores oportunidades de golo a serem da equipa Sportinguista.

No segundo tempo, o FC Porto foi a primeira equipa a colocar a baliza adversária sem sentido, com Tverdohlebov a responder com atenção a mais um livre perigoso dos azuis e brancos.

Aos 59’, Sandro Gamboa à entrada da área rematou para boa defesa de Francisco Barroso, que dois minutos depois também mostrou atenção e defendeu remate de Ansumane Júnior, com o pé esquerdo, após trabalho à entrada da área.

Aos 71’, uma grande penalidade cometida sobre Duarte Rosa foi transformada com êxito por Daniel Cieselski, que atirou colocado para o 2-1 e para a reviravolta Leonina.  

Aos 78’, o também entrado José Mendes (tal como Duarte Rosa), aproveitou uma má saída de Francisco Barroso e atrás da linha de meio-campo rematou para a baliza deserta e fez o 3-1, num grande momento do jogador Leonino, que teve a frieza para dar ainda mais tranquilidade à vantagem Leonina.   

Até final, o Sporting CP esteve sempre muito organizado e bem posicionado em campo e susteve as incursões do FC Porto, numa vitória importante da equipa Leonina por 3-1, com direito a reviravolta.    

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado, Daniel Ciesielski, Jakub Stasiak, Diego Coxi (Suleimane Baldé, 73’), Sandro Gamboa, Ansumane Júnior (Leonardo Tavares, 84’), Cléusio Garrafa, Manuel Lamúria (José Mendes, 73’), Simão Soares (Duarte Rosa, 46’), Estefânio Rúben (José Garrafa, 84')