Pedro Pontes: "Exibição muito consistente"
30 Mar, 2025
Declarações após jogo de sub-17 em que o Sporting venceu o FC Porto por 3-1
Após o clássico de sub-17 em que o Sporting CP venceu o FC Porto por 3-1 na 9.ª jornada da fase de apuramento de campeão da categoria, o técnico Leonino Pedro Pontes fez a análise do jogo aos meios do Clube.
“Já no último jogo frente ao Real SC tínhamos estado a perder e conseguimos dar a volta. A equipa tem mostrado essa capacidade de não se abalar muito com aquilo que é o resultado, focar-se muito naquilo que é o processo. Foi um golo de bola parada, algo que não é controlável por nós, aqueles momentos em que podíamos controlar, nós estávamos a fazê-lo, estávamos a conseguir criar oportunidades e, portanto, a equipa acabou por nunca se desagregar, continuar sempre muito junta, o que ajudou a que a exibição da equipa fosse muito consistente”.
Equipa a crescer
Para o técnico, conseguir reagir a uma desvantagem pelo segundo jogo consecutivo é mais um sinal de amadurecimento dos jogadores. “A equipa está a crescer, obviamente que eles são jovens e as chamadas dores de crescimento que fazem parte do processo deles enquanto jovens, faz parte do processo deles de entrada na profissionalização, o estar a perder, o estar a ganhar, nós temos de saber controlar os momentos do jogo, às vezes estamos a perder e temos de conseguir manter aquilo que estamos a fazer, outras vezes estamos a ganhar e temos de nos saber adaptar ao jogo e acho que isso foi o grande segredo da nossa vitória hoje, foi a capacidade que a equipa teve de ser muito objectiva naquilo que foi a procura do golo e de estar sempre muto junta, tanto no momento ofensivo como no momento defensivo”.
Vitória de todos
Pedro Pontes realçou ainda o excelente contributo de todo o plantel para uma vitória que foi de equipa. “Fazemos sempre um plano naquilo que é a gestão do jogo, algumas vezes não conseguimos por circunstâncias do jogo, acho que o mais importante é que, sejam titulares, sejam suplentes, não sejam convocados, hoje foi uma demonstração de força nesse aspecto de conseguir que os jogadores que estiveram no banco também nos transmitissem muita energia, mas também os jogadores que não foram convocados estiveram presentes e esta é uma vitória de todos”.
José Mendes feliz por ajudar a equipa
José Mendes, que marcou um grande golo atrás da linha de meio-campo, o 3-1 do triunfo Leonino, também falou aos meios do Clube para começar por descrever o momento inspirado que protagonizou. “Vi a bola na minha direcção, o guarda-redes tentou fazer o corte, tive a sorte de a bola cair nos meus pés, vi a baliza vazia, o guarda-redes longe, decidi chutar e deu resultado. Consegui contribuir para a equipa, para a vitória que é o mais importante para o Sporting CP”, agradecendo o “apoio dos companheiros e da equipa técnica”.
Sobre o bom momento que atravessa a equipa de sub-17 Leonina, José Mendes avaliou. “Temos agora de saber lidar com a posição que ocupamos, temos de encarar todos os jogos da mesma forma, saber que estamos a disputar um título, temos jogos bastante complicados, há que encarar todos os jogos de cabeça levantada, confiantes e pensar apenas na vitória”.