Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Persistência minhota castigou jovens Leões

Por Sporting CP
19 Abr, 2025

Sub-17 sofreram reviravolta do SC Braga (2-3)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu o SC Braga e perdeu por 2-3, este sábado de manhã, no encontro da 11.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Os jovens Leões até estiveram em vantagem por duas vezes, mas os arsenalistas reagiram sempre de forma imediata numa primeira parte muito animada e, depois, conseguiram superiorizar-se e fazer a reviravolta.

Antes do apito inicial, nota para a entrada em campo dos jovens Leões, que ‘vestiram’ uma campanha conjunta entre Sporting CP, Fundação Sporting e Comissão de Protecção de Criança e Jovens de Alcochete, dedicada à prevenção dos maus tratos a jovens e crianças.

Já com a bola a rolar no Estádio Aurélio Pereira, três minutos bastaram para que o Sporting CP inaugurasse o marcador perante a defesa menos batida da prova: lançado nas costas da defesa bracarense, Brandão Baptista foi persistente, conseguiu ultrapassar o guarda-redes e, depois, finalizou a bel-prazer.

No entanto, apesar deste início certeiro e forte dos jovens Leões, o SC Braga (quarto classificado) só precisou de um livre directo, que surpreendeu Alexandre Tverdohlebov, para reagir e chegar ao 1-1 poucos minutos depois – e a partida ficou frenética.

Ainda assim, entre aproximações cada vez mais perigosas dos visitantes, os juvenis Leoninos quase responderam de imediato com um grande pontapé de Brandão Baptista, apenas travado pela trave. Não foi desta, mas o irrequieto camisola 7 voltaria a deixar a sua marca no jogo, seguindo a fórmula que tinha valido o 1-0 – e não foi a única coisa que se repetiu.

À passagem da meia hora, Brandão Baptista foi novamente lançado em profundidade e, de novo, não vacilou no cara-a-cara para adiantar o Sporting CP, porém outra vez por pouco tempo. Cerca de cinco minutos depois, Alexandre Tverdohlebov ainda sacudiu um primeiro remate perigoso, mas no seguimento da jogada João Duarte apareceu de cabeça para voltar a fixar a teimosa igualdade no marcador.

O 2-2 prevaleceu até ao intervalo, mas não por falta de oportunidades numa primeira parte que foi animada até ao fim. Duarte Rosa e Manuel Lamúria protagonizaram uma dupla ocasião para o Sporting CP, enquanto João Aragão ainda teve um ‘mano a mano’ Tverdohlebov.

Já no segundo tempo, o conjunto arsenalista reentrou por cima e até mais ameaçador e, no momento em que Pedro Pontes fez três mexidas de uma assentada – entraram Carlos Frederico, Ricardo Yordanov e José Mendes aos 62’ -, o SC Braga chegou mesmo à liderança do marcador, graças a um remate rasteiro de João Aragão que surpreendeu tudo e todos.

Nesta fase, os sub-17 do Sporting CP, além de já terem sentido muitas dificuldades para sair para o ataque, viram-se pela primeira vez a ter de reagir a uma desvantagem no jogo.

Com o passar dos minutos, o técnico verde e branco arriscou com as entradas de Estefânio Rúben e Duarte Correia e os jovens Leões passaram a ter mais bola, mas faltou fôlego e inspiração para chegar à baliza adversária.

Confirmada a derrota verde e branca, chegou ao fim a série de cinco vitórias consecutivas. Com este desfecho, o Sporting CP sai desta jornada no segundo lugar (28 pontos), a um do SL Benfica, que, no entanto, tem menos um jogo realizado.

Na próxima jornada, os juvenis do Sporting CP recebem o Vitória FC.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado (Carlos Frederico, 62’), Daniel Ciesielski, Jakub Stasiak, Diego Coxi (Estefânio Rúben, 78’), Leonardo Tavares, Cleusio Garrafa (Ricardo Yordanov, 62’), Simão Soares [C], Brandão Baptista, Duarte Rosa (Duarte Correia, 86’), Manuel Lamúria (José Mendes, 62’)