Empate a zero entre Sporting CP e FC Famalicão
05 Mar, 2016
Partida muito competitiva mas com poucas ocasiões de golo
O jogo da 33.ª jornada da Ledman LigaPro começou muito dividido, sem que nenhuma das equipas tivesse capacidade para criar oportunidades claras de golo. O Sporting CP tinha mais posse de bola, mas não mostrava ideias suficientes para criar desequilíbrios no último terço do terreno. Os esquemas defensivos das duas formações iam anulando as investidas ofensivas, de modo que a primeira jogada perigosa do encontro só surgiu aos 12’, quando Esgaio deixou o lado direito do terreno para flectir para zonas interiores, ganhando uma boa posição para finalizar ou assistir algum dos companheiros. No entanto, o capitão do Sporting CP não esteve bem no momento de decisão e a bola acabou por morrer nas mãos do guarda-redes famalicense. A equipa visitante cresceu um pouco na partida e aos 14’ e meio realizou o primeiro e único lance da primeira-parte digno de registo, com um cruzamento de Feliz Baxinho do lado direito do ataque que por pouco não foi desviado pela cabeça de Leandro. Até ao intervalo, o jogo continuou atado e sem que os guarda-redes fossem postos à prova, visto que os remates não apareceram. De assinalar, ainda, um contra-ataque rapidíssimo conduzido por Francisco Geraldes que contou com uma combinação entre Matheus e Gauld, mas o cruzamento de Ryan acabou por sair sem direcção.
Os segundos 45’ revelaram-se mais mexidos e prova disso foi o aparecimento dos primeiros pontapés de canto (três para os ‘verde e brancos’ e um para o FC Famalicão) logo nos minutos iniciais. O Sporting CP queria mandar no jogo e Francisco Geraldes assistiu Cristian Ponde, que não conseguiu dar a melhor direcção ao remate depois de um passe fantástico do número 49 ‘leonino’. Ficava o primeiro aviso dos ‘leões’. Avisso esse que não se traduziu em golos muito graças a Emanuel, guarda-redes da formação nortenha, que registou uma excelente exibiçao, permitindo à sua equipa segurar o empate na Academia de Alcochete: depois de ir ao relvado parar o cabeceamento de Cristian Ponde, após um canto batido por Matheus Pereira, aos 17’, voltou a brilhar quando impediu que Matheus abrisse o marcador com um remate forte à entrada da grande área. Stojkovic só teve trabalho mesmo antes do apito final do árbitro, com Medeiros a visar a baliza 'leonina', mas sem perigo. Desta forma, o nulo persistiu até final, mas também a ideia de que o Sporting CP poderia ter aproveitado de outra maneira as várias ocasiões que coseguiu construir.
De realçar que Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Matheus Pereira e Ricardo Esgaio foram titulares na equipa 'leonina' - os dois primeiros continuam a ganhar ritmo depois de lesões prolongadas.
O Sporting CP regista 41 pontos ao final desta jornada, mais quatro do que o Benfica - primeira equipa abaixo da linha de água. O Atlético CP será o próximo adversário dos 'leões'.