Tiago Teixeira: "Este é um projecto com uma equipa muito jovem"
11 Nov, 2022
Dérbi de sub-23 na Academia (sábado, 11h00)
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado, o SL Benfica para disputar o jogo em atraso da sexta jornada da série B da Liga Revelação.
Para lançar a partida, Tiago Teixeira, técnico dos jovens Leões, começou por explicar à Sporting TV os moldes do projecto verde e branco neste escalão, cujo foco está "na formação e desenvolvimento do jogador, olhando para os jogos como um momento de avaliação”, explicou.
“Este é um projecto com uma equipa muito jovem. Já utilizámos 38 jogadores, não tendo repetido nenhum onze nem qualquer linha defensiva. Isso traz coisas boas e outras menos positivas, mas o nosso foco continua a ser dar bases aos atletas para que consigam competir noutros patamares e nisso temos tido sucesso", referiu, exemplificando de seguida.
"Há jogadores que já estão a jogar na equipa B e alguns dos jogadores Campeões Nacionais em sub-17, em vez de estarem nos sub-19, estão já a competir nos sub-23. Por exemplo, no último jogo tivemos cinco jogadores nascidos em 2005, ou seja, de 17 anos", atentou.
Olhando já para o dérbi deste fim-de-semana, Tiago Teixeira garantiu que o foco não muda e o jogo frente ao SL Benfica será "mais uma etapa de desenvolvimento". "É um adversário como os outros numa liga competitiva, e com jogadores com outras características”, disse, reforçando: “O nosso foco está em preparar os nossos jogadores para esse momento de avaliação que é o jogo".
Apesar da fase menos positiva dos sub-23 no que toca aos resultados, "conseguir potenciar os jogadores ganhando os jogos", referiu o técnico, é sempre a meta, por isso agora é altura para mostrar capacidade também na adversidade. “Estão num contexto diferente. Enquanto na formação estão mais habituados ao sucesso, aqui têm de lidar mais vezes com as adversidades e é nisto que eles também têm de se focar e ser mais fortes jogo após jogo", concluiu Tiago Teixeira.
A seguir, Marco Cruz, médio verde e branco, também falou do momento actual dos jovens Leões, antes de se debruçar sobre o dérbi.
"O nosso foco está na evolução do jogador, tanto é que vários dos elementos da nossa equipa são mais novos e jogam também na equipa B e na UEFA Youth League. Queremos ajudar o Clube em qualquer contexto", começou por dizer, realçando: "Os resultados não estão a sair como nós queremos, mas estamos a trabalhar também para mudar isso e no sábado queremos dar uma resposta".
Ora, com o SL Benfica na mira, o centrocampista de 18 anos deu a receita para levar a melhor no encontro. "Temos de dar as mãos, estar focados em nós e naquilo que podemos controlar. Vamos dar tudo pelo Sporting CP, um clube ganhador e queremos espelhar isso na nossa equipa", sublinhou, garantindo, por fim, que a equipa “trabalhou bem durante a semana” e os jogadores sentem-se “preparados” para mais um embate.