Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Réplica dos sub-23 valeu empate em Matosinhos

Por Sporting CP
05 Mar, 2023

Resposta Leonina chegou na segunda parte (1-1)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este domingo, o Leixões SC e empatou 1-1 na oitava jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação, que marcou o início da segunda volta.

Em Matosinhos, os jovens Leões tiveram de correr atrás do prejuízo durante praticamente todo o encontro e foi na segunda parte que mostraram a sua melhor cara. As melhorias foram notórias e as oportunidades criadas foram suficientes para merecer, pelo menos, o empate, que chegaria, depois de muita insistência, só aos 85 minutos pelos pés de Domingos Andrade. Este foi o terceiro jogo seguido da equipa verde e branca sem perder – um triunfo e dois empates.

Relativamente ao último onze apresentado no empate com o Rio Ave FC (1-1), os sub-23 Leoninos entraram em campo com seis alterações: Pedro Miguéis, Marlon Júnior, Marco Cruz, Rafael Besugo, Martim Marques e Rafael Nel foram titulares nos lugares de Diogo Pinto, Emanuel Fernandes, Domingos Andrade, Tiago Augusto, André Gonçalves e Vando Félix.

Os jovens Leões até começaram com mais bola e a chegar com mais perigo à área adversária, porém, antes de cumprido o primeiro quarto de hora de jogo, o Leixões SC aproveitou uma rápida transição para inaugurar o marcador.

Com o golo, o jogo mudou de figura e o ascendente passou de imediato a pertencer a uma formação da casa apostada, cada vez mais, em sair rápido e de forma objectiva para o ataque. Do outro lado, mantendo a paciência na construção, o Sporting CP foi fiel à sua forma de jogar para voltar a assumir as rédeas da partida (44%-56% em posse de bola na primeira parte).

No entanto, apesar de se ter intensificado o cerco à área do Leixões SC - Kiko Félix e Rafael Besugo tiveram as melhores oportunidades -, não houve efeitos prácticos e até foi a equipa de Matosinhos a ficar mais perto de marcar – de novo, num contra-ataque (4-0 em remates enquadrados ao intervalo).

Assim, com o 1-0 a avançar para o segundo tempo, ao intervalo deu-se a primeira mexida nos Leões, entrando o extremo André Gonçalves por David Moreira, passando Martim Marques para lateral esquerdo. Já depois de, em poucos segundos, o emblema de Matosinhos ter tido três oportunidades flagrantes, o Sporting CP voltou a mexer e entraram Emanuel Fernandes e Domingos Andrade.

A melhoria verde e branca foi imediata e se, primeiro, Domingos Andrade, de longe, obrigou o guardião Mariani a aplicar-se na baliza, a seguir só faltou um último desvio ao cruzamento venenoso de Martim Marques. Os sub-23 Leoninos estavam de volta à discussão e mais clara ainda foi a oportunidade que Kiko Félix teve a seguir, mas com tudo para igualar o marcador acabou por permitir uma nova defesa a Mariani.

À procura do já justificado empate, os jovens Leões mostraram-se em pleno nesta fase, mas a devida recompensa só chegaria mais tarde, aos 85 minutos. Já com Lucas Anjos – de regresso após paragem prolongada – e Nicolai Skoglund dentro das quatro linhas, caiu finalmente o golo verde e branco: numa bola parada batida para o segundo poste, Domingos Andrade apareceu com tudo e apontou o 1-1. Antes, por sinal, Pedro Miguéis tinha respondido afirmativamente a uma das raras oportunidades do Leixões SC na segunda parte.

O Sporting CP não parou por aqui e continuou a balancear-se para o ataque, voltando a ameaçar a baliza adversária num par de ocasiões, mas já sem sucesso. Com este empate, os jovens Leões somam 18 pontos nesta fase e na próxima jornada recebem o Portimonense SC.

Onze do Sporting CP: Pedro Miguéis [GR], Gonçalo Braga, João Pereira, Marlon Júnior, David Moreira, Henrique Arreiol, Marco Cruz [C], Rafael Besugo, Kiko Félix, Martim Marques e Rafael Nel.