Joelson abriu e fechou o livro no último capítulo da época dos sub-23
28 Abr, 2023
Triunfo sobre o Rio Ave FC com hat-trick do extremo (3-0)
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta sexta-feira, o Rio Ave FC por 3-0 na 14.ª e última jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação. Os Leões entravam para a última jornada já arredados desse objectivo, mas encararam com muita seriedade e qualidade de jogo o embate diante dos vilacondenses, com o objetivo de terminarem esta fase com uma vitória e, assim, conseguirem a melhor série da época: três vitórias consecutivas.
Aos cinco minutos, o Sporting CP abriu logo o marcador, num ataque conduzido a partir de um passe em profundidade de Martim Marques. Joelson Fernandes conduziu o lance na esquerda e puxou para um remate de pé esquerdo, que entrou entre o guarda-redes e o poste da baliza do Rio Ave FC para o primeiro golo do jogo.
Com Lucas Anjos na frente de ataque e como homem mais adiantado, a equipa Leonina fez circular bem a bola a toda a largura do ataque, com os extremos a jogarem bem por dentro - Joelson e Arvelo - e assim a criarem perigo, tanto na bola corrida, como na bola parada - perigoso Joelson, num livre, para excelente defesa de Lucas.
Joelson Fernandes esteve endiabrado e pouco depois da meia hora, em nova iniciativa individual, quase conseguia um golo a papel químico do que havia marcado, mas Lucas fez a mancha e evitou que o marcador se avolumasse.
As oportunidades sucediam-se e depois de um bom contra-ataque conduzido por Gonçalo Braga, Adam Arvelo, em zona central, rematou de pé esquerdo para defesa de Lucas. Já em cima do intervalo, houve um golo invalidado ao Sporting CP por alegado fora de jogo de Kiko Félix, após cruzamento sensacional de Joelson Fernandes, de letra - uma pena a anulação do golo, atendendo à beleza da jogada. Ainda assim, o intervalo chegou com o conjunto verde e branco em no marcador por 1-0.
Na segunda parte, o Rio Ave FC até teve a primeira grande oportunidade, num remate na área por cima da baliza de Pedro Miguéis, mas no espaço de cinco minutos, Joelson Fernandes voltou a abrir o livro e marcou dois golos. Soberbo foi o 2-0, num remate em folha seca, descaído para o lado esquerdo do ataque, num tiro ao ângulo. Depois, transformou uma grande penalidade que o próprio sofreu e fez 3-0 antes da hora de jogo, sentenciando a partida.
Até final, o jogo foi correndo sem grandes oportunidades junto das balizas, e houve ainda tempo para os primeiros minutos do médio defensivo Malam Malu, que se tornou no 49.ª jogador utilizado na equipa de sub-23 do Sporting CP, a qual teve uma época em crescendo, que termina em bom nível, com a terceira vitória consecutiva e o segundo jogo consecutivo sem sofrer golos.
Sporting CP: Pedro Migueis [GR], Gonçalo Braga, Henrique Arreiol,, Martim Marques, David Moreira, Domingos Andrade [C], Adam Arvelo, Rafael Besugo (Emanuel Fernandes 64’), Lucas Anjos (Nikolai Skoglund, 84’), Kiko Félix (Tiago Augusto, 73’) e Joelson Fernandes (Lucas Dias, 73’, Malam Malu 84’)