Demonstração de qualidade termina com goleada
23 Jan, 2024
Sub-23 superiorizam-se ao CF Estrela da Amadora na Tapadinha (1-4)
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi Estádio da Tapadinha, em Alcântara, vencer o CF Estrela da Amadora por 1-4, esta terça-feira, na terceira jornada do apuramento de campeão da Liga Revelação.
Depois de um empate e uma derrota, ao terceiro embate diante da turma amadorense na presente campanha o emblema de Alvalade não deu qualquer hipótese e saiu com o triunfo, assinando uma excelente exibição. A vencer por 0-2 ao intervalo, os Leões fizeram o terceiro já na segunda parte e, mesmo com menos um jogador, ainda foram a tempo de assinar o quarto.
Com Rafael Besugo, Rodrigo Marquês (estreia nos sub-23) e Adam Arvelo (titular pela primeira vez) a serem as novidades no onze, o Sporting CP arrancou melhor e assumiu as rédeas do duelo. A vantagem numérica no meio-campo permitiu à turma verde e branca ter mais bola e instalar-se no reduto rival, perante um adversário que nunca incomodou o guarda-redes Guilherme Pires.
A melhor situação dos Leões na fase inicial nasceu dos pés de Geovany Quenda, que ficou a escassos centímetros de fazer o 0-1 num remate muito perigoso, sendo que à segunda a bola entrou mesmo. Já com 30 minutos decorridos, o mesmo Geovany Quenda trabalhou bem na direita e cruzou para o desvio certeiro de Rodrigo Marquês, que se estreou a marcar nos sub-23.
Mesmo depois de aberto o marcador, o Sporting CP continuou muito forte colectivamente e a mandar no desafio. Tiago Parente ficou perto do segundo após uma combinação na esquerda com Luís Gomes, travado por um corte providencial, mas já em cima do minuto 45 Rodrigo Marquês cruzou atrasado e Adam Arvelo fez mesmo o 0-2, estreando-se a marcar esta época.
No reatamento, o CF Estrela da Amadora subiu de produção. A turma da Reboleira avançou no terreno, deixou as primeiras ameaças e colocou finalmente à prova Guilherme Pires, que respondeu à altura, mas acabaram por ser os Leões a revelar-se mais eficazes. Aos 66’, Guilherme Santos aproveitou uma recuperação de bola em zona alta para furar pelo miolo e atirar para o 0-3.
Aos 85 minutos, Tiago Gabriel diminuiu para 1-3 de cabeça, na sequência de um canto, mas a resposta Leonina foi imediata. No terceiro minuto extra – com o Sporting CP a jogar com menos um após a expulsão do recém-entrado Gabriel Melo -, Geovany Quenda lançou Rodrigo Marquês e este bisou depois de ultrapassar o último defesa e o guarda-redes, confirmando o 1-4 final.
Os Leões somaram assim o primeiro triunfo nesta fase de apuramento de campeão, antes de regressarem a Alcochete para disputar o dérbi com o SL Benfica na próxima terça-feira, dia 30.
Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Gonçalo Braga, Emanuel Fernandes, Lucas Taibo, Geovany Quenda, Rafael Besugo [C] (Pedro Sanca, 87’), Adam Arvelo (Gabriel Melo, 82’), Luís Gomes (João Assunção, 61’), Guilherme Santos, Tiago Parente e Rodrigo Marquês.