Teresa Bonvalot triunfa na Austrália
24 maio, 2022
Surfista Leonina faz história em Manly Beach
Teresa Bonvalot, surfista do Sporting Clube de Portugal, conquistou, esta terça-feira, o Sydney Surf Pro, segunda etapa do circuito Challenger Series. A Leoa venceu em Manly Beach, na Austrália, e conseguiu o melhor resultado português nesta competição.
Com este resultado, Teresa Bonvalot chega ao terceiro lugar do ranking do circuito Challenger Series, que dá acesso ao World Tour da World Surf League, o principal escalão do surf internacional.
Depois de superar a havaiana Keala Tomoda-Bannert nas meias-finais, Teresa Bonvalot defrontou a australiana Nikki van Dijk na derradeira bateria. A portuguesa, natural de Cascais e de 22 anos, entrou muito forte e após quatro ondas já somava 15,83 pontos. A adversária respondeu, mas não passou dos 13,13 pontos e a vitória assim, foi para Teresa Bonvalot.
"É um sentimento incrível. Adoro a Austrália e ter regressado após dois anos de pandemia pareceu surreal. Já tinha tido aqui um grande resultado no passado e, agora, sinto-me muito feliz por colocar a bandeira portuguesa no topo. Só me preocupei em surfar e mostrar o melhor do meu surf. Ganhar foi uma grande sensação, sobretudo por ter enfrentado uma surfista tão boa como a Nikki van Dijk na final. É um sentimento muito bom", disse Teresa Bonvalot em declarações reproduzidas pela Associação Nacional de Surfistas.
Com o terceiro lugar no ranking após duas das oito etapas do Challenger Series, Teresa Bonvalot está em boa posição para lutar pelas cinco vagas disponíveis para o World Tour de 2023. A próxima etapa realiza-se de 3 a 10 de Julho na África do Sul, seguindo depois para a Califórnia (EUA) antes de chegar a Portugal, na Ericeira, em Outubro.