Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

‘Leões’ somam primeira derrota na época

Por Jornal Sporting
04 Out, 2015

Desaire por 26-27 frente ao FC Porto após 19-14 ao intervalo

Do sonho ao pesadelo completo, do céu ao inferno: assim se pode resumir a primeira derrota na temporada da equipa de seniores masculinos de andebol do Sporting, na recepção ao FC Porto, perdendo por 27-26 depois de ter saído para o intervalo com cinco golos de vantagem (19-14) que não faziam prever o descalabro no final da sexta jornada da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1.

O livre de sete metros defendido por Aljosa Cudic (de longe o melhor elemento ‘verde e branco’ esta tarde) logo no primeiro lance de jogo e o parcial de 5-0 nos primeiros oito minutos do encontro mostravam que o Sporting estava apostado em esquecer os maus resultados frente aos portistas, que só aí apontaram o primeiro golo. Em transições muito rápidas, beneficiando da defesa agressiva e da inspiração do seu guarda-redes, ou em ataque organizado, os comandados de Zupo davam espectáculo e tiveram mesmo vantagens de sete golos, na segunda metade do primeiro tempo (14-7, 15-8 e 16-9).

Ricardo Costa, técnico dos ‘azuis e brancos’, tentava de tudo para atenuar a hegemonia ‘leonina’ na partida (utilizou 15 jogadores só nos primeiros 30 minutos) e, já perto do intervalo, conseguiu reduzir ligeiramente a desvantagem aproveitando a eficácia de Hugo Santos nos sete metros e dois golos de Kasal de primeira linha, a que foram respondendo Frankis e Fábio Magalhães. Ao intervalo, o 19-14 espelhava bem o grande domínio dos visitados, com Portela (seis golos) e Frankis (cinco) como melhores marcadores.

Na etapa complementar, o cenário foi drasticamente oposto. Ou melhor: até meio da segunda parte, o FC Porto conseguiu equilibrar o jogo (mesmo em situações de inferioridade numérica) mas o Sporting manteve-se por cima do resultado, ganhando por 25-19 aos 14 minutos com três golos consecutivos de Fábio Magalhães; a partir daí, foi acontecendo um pouco de tudo – entre a quebra física, as falhas técnicas e momentos de desconcentração, os portistas começaram a aproximar-se no marcador e passaram mesmo para a frente a três minutos do fim, quando Areia fez o 26-25.

Após mais de 13 minutos sem marcar um golo e dez ataques falhados, Portela ainda voltou a fazer o empate num livre de sete metros mas os ‘dragões, já com jogo passivo assinalado passaram para a frente antes de, na última jogada do encontro, Quintana travar um remate da ponta de Portela. O empate já era mau mas o Sporting... perdeu. E tudo porque, nos últimos 15 minutos, sofreu um inexplicável parcial de 8-1. Pedro Portela foi o melhor marcador ‘leonino’ com oito golos, seguido de Frankis (seis) e Fábio Magalhães (cinco), autor de três dos sete golos nao segundo tempo.

Com este resultado, os ‘leões’ desceram ao segundo lugar da classificação com 16 pontos (cinco vitórias e uma derrota), menos dois do que o Benfica e mais um do que o FC Porto, que tem um jogo a menos. Na próxima jornada, que se realiza na quarta-feira em virtude dos compromissos internacionais ‘verde e brancos’ na Taça EHF, o Sporting defronta fora o Madeira SAD, ao passo que o FC Porto recebe o Benfica.