"Ganhar para resolver a eliminatória em casa"
15 Abr, 2016
Hugo Canela e Francisco Tavares lançam terceiro jogo da meia-final com ABC
A equipa de andebol do Sporting CP desloca-se este sábado a Braga para defrontar o ABC no terceiro jogo da meia-final do ‘playoff’ do Campeonato Fidelidade Andebol 1, após uma derrota por 32-29 no Pavilhão. Na antevisão ao jogo, o treinador adjunto Hugo Canela e Francisco Tavares esperam as habituais dificuldades frente a um adversário forte.
“Como todos os jogos até agora, vai ser muito difícil, com um ambiente bastante hostil, numa casa que nos é conhecida e que leva os adversários a cometer alguns erros, com uma pressão muito grande. Mas isso é algo que não podemos controlar e partimos focados e concentrados apenas em estar o melhor possível psicologicamente para o ambiente que nos espera e para contrariar as expectativas que o ABC tem para este jogo, mostrando que o nosso querer é maior”, comentou o treinador adjunto, Hugo Canela, à Sporting TV.
“Infelizmente não há nenhuma receita para ganhar, e felizmente que o desporto e o andebol têm isso de bom. Cada jogo tem as suas características, onde a intensidade que cada equipa imprime em cada jogo, em cada momento e que cada jogador imprime em cada acção é sempre diferente. Apesar de estarmos preparados, não podemos prever qual a nossa reação ao jogo. É lógico que a nossa preparação vai sempre no sentido de diminuir essa incerteza, mas não há receitas nem impossíveis. Queremos repetir novamente o que fizemos lá e acabar o jogo com a sensação de que fizemos o nosso melhor para trazer a vitória, o que é o mais importante”, acrescentou.
Para o antigo jogador hoje técnico, o objectivo é alcançar a vitória para completar em beleza as meias-finais perante os nossos adeptos: “Se ganharmos em Braga, podemos resolver a meia-final em casa na quarta-feira, e isso seria o ideal. Se um terceiro jogo em Braga vai ser difícil, um quinto jogo em Braga mais difícil será, e logicamente queremos evitar ao máximo essa situação. Vamos enfrentar este jogo como se fosse o último, e só depois concentrarmo-nos no jogo de quarta-feira. Temos uma equipa bastante experiente, com muitos jogadores experientes, e quem viu o nosso jogo na Final da Taça de Portugal percebe que perdemos por pormenores. a equipa sente que não está longe de conseguir ganhar algo, neste caso o Campeonato. Sentimos que somos capazes de ganhar a qualquer adversário. Por um lado, houve uma grande tristeza por não termos conseguido trazer mais um título para o Sporting, mas por outro sentimos que psicologicamente somos capazes de ganhar o Campeonato. Estamos a caminhar nesse sentido e não nos podemos desmotivar com estes percalços. Como dizia Fernando Pessoa, 'Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…', e é isso que a equipa tem que fazer”.
Francisco Tavares, jovem jogador da equipa leonina, espera as habituais dificuldades da equipa do ABC. “Sabemos que vai ser um jogo difícil, o ABC em casa é uma equipa diferente. É a sexta vez que nos vamos defrontar esta época, um adversário que já conhecemos muito bem e queremos continuar a explorar os pontos fracos deles e trazer a vitória para Lisboa”.
“O Flávio Sá Leite é sempre um pavilhão difícil de se jogar, mas já mostrámos que conseguimos ganhar lá e alcançar a vitória seria muito bom. Queremos resolver a meia-final perante os nossos adeptos, pois será mais fácil do que diante os adeptos do ABC, e por isso este jogo tem uma importância especial e queremos trazer a vitória a todo o custo. Neste momento estamos completamente focados no Campeonato, a final da Taça já ficou para trás. É claro que ficámos tristes, mas alguns jogadores estiveram a representar as suas Seleções e tivemos tempo para limpar a cabeça e apontar todos os nossos esforços para o Campeonato”, concluiu o jogador.
O ABC-Sporting CP realiza-se amanhã, domingo, às 18 horas no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.