Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Andebol de regresso ao trabalho

Por Sporting CP
18 Jul, 2023

Leões de Ricardo Costa já treinaram

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal deu início à pré-temporada 2023/2024.

Depois de análises clínicas, avaliações e exames entre as instalações Leoninas e a Clínica CUF Alvalade na segunda-feira, foi a vez do primeiro treino ter lugar no Multidesportivo na tarde desta terça-feira. Alguns membros do Conselho Directivo, entre eles o presidente Frederico Varandas, marcaram presença na sessão orientada pelo treinador Ricardo Costa.

Apresentaram-se ao trabalho André José, Andrè Kristensen, Edmilson Araújo, Eduardo Almeida, Espen Våg, Étienne Mocquais, Kiko Costa, Henrique Silva, Benjamin Jakobsen, Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama, Martim Costa, Natán Suárez, Jan Gurri, Patryk Walczak, Pedro Portela, Rafael Bravo, Salvador Salvador, Tiago Alves e João Gomes, sendo que Leo Maciel e Edy Silva vão chegar mais tarde por terem estado ao serviço das respectivas selecções nacionais.

À margem dos exames na Clínica CUF Alvalade, Étienne Mocquais garantiu estar "muito feliz por estar de regresso a Lisboa e ao Sporting CP". "Espero o melhor para esta temporada. Temos uma equipa muito boa, tal como no ano passado, mas com novos jogadores. Vamos trabalhar muito nesta pré-temporada e espero ganhar o Campeonato e jogar melhor em todas as competições", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre os reforços Pedro Portela, Jan Gurri, João Gomes, Orri Þorkelsson, Benjamin Jakobsen, o ponta-esquerdo francês garantiu tratarem-se de "excelentes jogadores que jogaram muito bem nos respectivos clubes na última temporada". "É bom tê-los na equipa. Se estiverem bem, como têm estado, podemos esperar o melhor para 2023/2024", acrescentou.

Depois de assegurar que os "objectivos são jogar bem, ajudar a equipa, marcar muitos golos e vencer muitos jogos", Étienne Mocquais explicou que espera "conseguir o objectivo do primeiro lugar no Campeonato". "Estivemos perto no ano passado. Não vai ser fácil, vamos ter de estar concentrados em todos os jogos", concluiu.

Também na Clínica CUF Alvalade, Kiko Costa concordou com o colega e admitiu "expectativas altas" para 2023/2024: "Temos uma equipa forte com mais opções do que no ano passado. Temos o objectivo de lutar por todos os títulos, como sempre fizemos, e podemos prometer mais entrega e vontade para ganhar o Campeonato".

Em relação às contratações, o lateral-direito não tem dúvidas de que se tratam de "óptimas pessoas e jogadores" que "vêm de excelentes equipas". "Tenho a certeza de que vêm para nos ajudar e para conquistar títulos", adicionou.

Já esta terça-feira, antes do treino no Multidesportivo, Ricardo Costa lançou a nova temporada com optimismo.

"Novos reforços, estamos renovados e queremos sair a vencer. Temos agora um período de preparação, de oito semanas, até voltarmos a competir na Supertaça Ibérica. As nossas ambições são as melhores e queremos continuar a construir o que temos vindo a construir nos últimos dois anos. Acreditamos que os novos reforços vêm para nos tornar ainda mais fortes do que aquilo que somos", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP.

Questionado sobre o que esteve na base da contratação de cada uma das caras novas, o treinador verde e branco lembrou que "há um trabalho de muitas horas do departamento de scouting para melhorar a cada ano": "Os jogadores que identificámos e que acreditamos que sejam mais-valias vêm com esse espírito. Muitos deles sabem que têm de subir para um nível em que nunca jogaram. Se queremos lutar contra os melhores temos de ser ambiciosos para não estarmos no mesmo patamar. Falo dos que cá estão, eu próprio incluído, e dos que vêm. Se queremos ser uma equipa de topo mundial temos de ter esse espírito e é com esse espírito que eles cá estarão".

"No desporto colectivo, é muito importante fecharmos o grupo e traçarmos objectivos comuns. Os que cá estão e conhecem a casa, com a ajuda do Pedro Portela, que é uma enorme ajuda, é o de integrar [as contratações] o mais rápido possível. Queremos continuar a ganhar e ser Campeões Nacionais, mas antes disso temos uma montanha muito grande para trepar, com trabalho diário de máxima concentração. Quando todos remamos para o mesmo sítio, tudo se torna mais fácil", continuou.

Por fim, Ricardo Costa prometeu uma equipa "altamente competitiva".

"Queremos continuar a fazer o que fizemos nos últimos dois anos. Não podemos prometer nada para além de dedicação total, foco e querer o máximo para este clube. No fim vamos colher o fruto daquilo que semearmos e tenho a máxima confiança na equipa que tenho", finalizou.

O capitão Salvador Salvador afirmou que, nesta fase, "o mais importante é entrosar os novos reforços e começar a adaptação ao estilo de jogo, voltar às rotinas, para estar a competir ao mais alto nível o mais rápido possível". "Estas primeiras semanas vão ser muito importante para começarmos a trabalhar todos juntos", disse ainda.

O lateral-esquerdo reforçou, ainda, que os Leões jogam "para ganhar títulos" e comentou o novo formato do Campeonato Nacional: "Vamos ver se o novo formato nos vai beneficiar ou prejudicar. Vamos ter de ser mais regulares porque vamos ter mais dérbis, clássicos e jogos importantes. Provavelmente também vamos ter mais jogos durante a época e temos de saber gerir isso, mas a ambição e a garra estão sempre lá em cima".

Pedro Portela, uma das caras novas, regressou ao Sporting CP depois de ter saído em 2018. "Cansado depois do primeiro treino", revelou estar também "feliz por estar numa casa" que bem conhece.

"Estou focado na pré-época para perder os quilos ganhos nas férias. Feliz por estar com esta equipa que tanto tem feito nos últimos dois anos. Agora é continuar a treinar para a época começar rápido. (...) O Sporting CP quer ser Campeão Nacional. Temos muita qualidade, jovens com muito talento. Nós, com mais experiência, também vamos ajudar a equipa", disse, continuando.

"Temos de nos entrosar, perceber as ideias do treinador, entrar na equipa e chegar bem à Supertaça Ibérica, que é o primeiro troféu, e ao jogo contra o SL Benfica da primeira jornada do Campeonato Nacional", considerou o ponta-direito.

No final, Pedro Portela contou o que mudou no Sporting CP durante os cinco anos em que esteve em França: "Mudou o projecto, mudaram fisioterapeutas, treinadores, toda a estrutura e até o balneário. Estou feliz por estar cá e acho que todos juntos vamos longe".