Vitória folgada com direito a estreias
02 Mar, 2024
Andebol vence Vitória SC por 42-25
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o Vitória SC por uns claros 42-25 na 20.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.
Depois da história vitória europeia sobre os alemães do Füchse Berlin, que valeu o apuramento directo para os quartos-de-final, os Leões voltaram às competições domésticas com algumas novidades na convocatória, como a presença dos jovens Rafael Vasconcelos, de 16 anos, ou de Alexandre Santos, de 20, ambos já com minutos pelos seniores. Cara nova foi Maiko Vazquez, jogador cubano de 20 anos que tem actuado pela equipa B e que acabou por entrar no segundo tempo e estrear-se pelo mais alto escalão do andebol Sportinguista (com golos).
André Kristensen, Mamadou Gamassa, João Gomes, Christian Moga, Espen Våg, Jan Gurri e Étienne Mocquais começaram pelo Sporting CP a defender, com Espen Våg a trocar com Salvador Salvador para o ataque. O início foi positivo e os golos de Mamadou Gassama, Étienne Mocquais e Jan Gurri, por esta ordem, colocaram o marcador em 3-0.
Christian Moga e João Gomes também facturaram e André Kristensen começou a trabalhar com qualidade entre os postes, mas o Vitória SC reagiu e transformou um 6-3 em 6-6. Contudo, e com toda a naturalidade, o emblema de Alvalade voltou a ficar na frente e, desta vez, cavou um fosso cada vez maior.
Jan Gurri foi aparecendo cada vez mais, João Gomes continuou consistente, Salvador Salvador e Étienne Mocquais marcaram e Martim Costa, que saltou do banco, chegou com tudo, assim como Edy Silva. Um dos maiores destaques vai para o 18-12 da autoria de Martim Costa, uma verdadeira obra de arte.
O último golo da metade inicial foi de João Gomes, um dos elementos mais fortes no encontro contra os vimaranenses, e ao intervalo registava-se 21-14 no marcador.
O Vitória SC regressou forte dos balneários e reduziu para 21-17, mas a resposta do Sporting CP não podia ter sido mais forte: cinco golos consecutivos, dois de Pedro Portela, dois de Étienne Mocquais e outro de Martim Costa. Pelo meio, André Kristensen brilhou com uma grande defesa.
As aspirações visitantes foram, aos poucos, ficando ainda menores, uma vez que o conjunto de Ricardo Costa não tirou o pé do acelerador nem baixou a guarda na defesa. André Kristensen continuou a dar espectáculo na baliza e, no ataque, Christian Moga, Martim Costa, Mamadou Gassama, Salvador Salvador e João Gomes estavam eficazes.
A cerca de 15 minutos do fim, com 33-20, entraram o lateral-direito Rafael Vasconcelos e o ponta-esquerdo Alexandre Santos, que não demoraram muito até colocarem as primeiras bolas na baliza contrária. Rafael Vasconcelos terminou com um golo e Alexandre Santos facturou três vezes.
Por esta altura, Pedro Portela também estava com a mão quente e André Kristensen continuava a não querer relaxar, dando continuidade a uma exibição notável. Para os últimos minutos, estreou-se o lateral-esquerdo Maiko Vazquez, que fez os últimos dois golos do Sporting CP para o 42-25 final.
Com sete golos, Martim Costa foi o melhor marcador do desafio com os mesmos números de Ricardo Magalhães, do Vitória SC. João Gomes (seis) e Jan Gurri (cinco) também estiveram ao mais alto nível ofensivo.
O Sporting CP vai agora viajar até à Roménia para, na terça-feira, defrontar o CS Dinamo București na última jornada da ronda principal da EHF European League, onde já tem o primeiro lugar do grupo assegurado.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (4), Natán Suárez, Jan Gurri (5), Salvador Salvador [C] (3), Espen Våg, Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], Alexandre Santos (3), João Gomes (6), Étienne Mocquais (4), Leo Maciel [GR], Maiko Vazquez (2), Christian Moga (3), Martim Costa (7) e Rafael Vasconcelos (1).