Leões retomam habitual caminho das vitórias no Campeonato
04 maio, 2024
Triunfo frente ao ABC de Braga por 37-23
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o ABC de Braga por 37-23 na quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional, no Pavilhão João Rocha, em mais um bom jogo da equipa de Ricardo Costa, com excelente apoio vindo das bancadas e muitos adeptos Leoninos.
Foi o Sporting CP a inaugurar o marcador por Jan Gurri, num contra-ataque e, de seguida, Leo Maciel a defender um livre de sete metros. No seguimento, Salvador Salvador numa entrada aos seis metros aumentou o marcador, com João Gomes num remate em apoio a estabelecer o 3-0 e pouco depois dos cinco minutos, o 4-0 por Gassama ‘forçou’ o treinador do ABC de Braga, Filipe Magalhães, a pedir uma pausa técnica para tentar travar a supremacia verde e branca no jogo e no marcador. A intenção bracarense não se concretizou no imediato e Gassama fez novo golo de contra-ataque, com a defesa 6-0 do Sporting CP a anular a circulação ofensiva de bola do ABC.
Com pouco mais de sete minutos jogados, o Sporting CP estava na frente por 6-0 e o ABC só fez um golo quase aos oito minutos de jogo e, antes dos primeiros dez minutos jogados, a vantagem Leonina era de 9-2, com elevada eficácia ofensiva, com uma primeira linha a ter de início Gurri como central, mais os laterais Salvado Salvador e João Gomes, mas também com Edmilson Araújo a somar minutos no ataque, como lateral esquerdo.
O ABC teve uma reacção quando colocou o marcador nos 14-9, num remate para a baliza deserta, mas a equipa Leonina esteve sempre com o controlo de jogo e do marcador, com 20 golos marcados dentro dos primeiros 30 minutos, o último dos quais num contra-ataque superiormente finalizado por Gassama e enorme acerto em vários capítulos do jogo, como por exemplo nos livres de sete metros, com o ponta esquerdo Orri Þorkelsson a concretizar todas as tentativas. 20-13 era o resultado ao intervalo.
Na segunda parte, o Sporting CP abriu com dois golos de ‘rajada’, de Natán Suárez, com o ABC a responder mais timidamente, numa fase em que o técnico Leonino Ricardo Costa testou a utilização, em simultâneo de Jan Gurri e de Natán Suárez, ambos centrais, com bons resultados. Na baliza Leonel Maciel rubricava boa exibição, com a equipa a mostrar entrega defensiva e com isso a conseguir golos de contra-ataque em bom estilo ou, então, em ‘contra-golo’, dado que o jogo foi ficando mais rápido.
Outra solução testada por Ricardo Costa foi o sete para seis, também com bons momentos, nomeadamente em remates de primeira linha, ou seja, da meia distância, com João Gomes e Jan Gurri a visarem a baliza adversária com sucesso.
Já com Kristensen na baliza, com uma grande defesa a remate de um jogador do ABC isolado, o Sporting CP entrou nos últimos dez minutos com a vitória mais do que assegurada (esteve 34-20) e viram-se boas combinações, como por exemplo num excelente passe de Edmilson Araújo a servir o pivô Christian Moga. Os números finais do triunfo Leonino foram de 37-23, num jogo também marcado por um bonito gesto de fair-play da fisioterapeuta do Sporting CP, que prestou assistência médica a Pedro Costa, jogador do ABC que perto do final saiu queixoso de um lance depois de um remate.
Vitória da equipa de andebol do Sporting CP, na retoma daquele que tem sido o caminho mais do que habitual no campeonato: o dos triunfos.
Sporting CP: Edy Silva, Pedro Portela, Edmilson Araújo, Kiko Costa, Natán Suárez, Jan Gurri, Salvador Salvador [C], Espen Våg, Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama, André Kristensen [GR], João Gomes, Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Christian Moga, Martim Costa