Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões do andebol continuam a espalhar classe

Por Sporting CP
12 Out, 2024

Triunfo dos campeões nacionais por 38-25 frente ao Póvoa AC

A equipa de andebol do Sporting CP venceu este sábado o Póvoa AC por 38-25 na 8.ª jornada do Campeonato.

As mesmas virtudes de sempre (muitas), como a rapidez, intensidade e empenho defensivos (apenas alguns dos méritos do conjunto Leonino)  explicaram desde bem cedo a diferença no marcador que foi crescendo com os minutos entre o Sporting CP e a equipa poveira.

William Höghielm inaugurou o marcador após assistência de Salvador Salvador, Francisco Costa fez o 2-0 e Jan Gurri o 3-0, com menos de 4’30 jogados. Com cerca de 10 minutos e 30’, o Póvoa AC teve de pedir a primeira pausa técnica, pois o Sporting CP já ‘disparava’ para 8-3 no marcador, através de uma atitude defensiva de muita profundidade e acerto, que gerava contra-ataques de boas circulações e até fáceis concretizações.

Aos 12’34, o Sporting CP dobrava a marcação da equipa do Póvoa AC (10-5), distância que se mantinha aos 15’ (12-6), com a equipa Leonina a apresentar um andebol supersónico, demasiado rápido para a formação do Póvoa AC.   

Houve tempo para testar Martim Costa como lateral direito, ou seja, na posição de um canhoto de origem, com bons resultados, face às boas ‘basculações’ do polivalente andebolista Leonino. E ainda foi utilizado nessa posição Rafael Vasconcelos, jovem promessa da equipa Leonina.

Os 23-10 ao intervalo ilustravam a supremacia Leonina, assente numa defesa quase exemplar (10 golos em 30 minutos é mais um registo excelente) e 23 golos, de vários gostos e feitios, com boas ligações entre primeira e segunda linhas e uma circulação de bola que em muitos momentos deixou a equipa visitante perdida nas marcações.

No segundo tempo, Salvador Salvador marcou logo aos 20 segundos o golo 24, o que prenunciava mais uma etapa complementar de qualidade dos campeões nacionais. O golo 29 do Sporting CP foi sensacional, numa combinação de jogo aéreo saída de um passe directo de Mohamed Aly, finalizado por Mamadu Gassama. Exemplos da qualidade de jogo da formação de Ricardo Costa.  

Algum abrandamento do Sporting CP e remates sem a melhor direcção, foram aproveitados pelo Póvoa AC para diminuir a diferença, sem que nunca estivesse em causa a vitória do Sporting CP, que testou várias soluções, como a utilização dos três pivôs (Christian Moga, Edy Silva e William Höghielm) a defenderem no bloco central, para fechar a meia distância da formação poveira e da utilização de três canhotos ao mesmo tempo no ataque (Francisco Costa como central, Rafael Vasconcelos, a lateral direito) e o ponta Pedro Portela.

Tudo ensaios tácticos certamente que produziram ilações para o técnico Ricardo Costa extrair, num jogo cuja história final foi a diferença com que o jogo terminou, na vitória do Sporting CP frente ao Póvoa AC por 38-25 e 8.º triunfo em outras tantas jornadas para a equipa Leonina no Campeonato.

Um bom teste do Sporting CP para a EHF Champions League, em que o Sporting CP recebe na quinta-feira o Fuchse Berlim para a 5.ª jornada da fase de grupos, a partir das 19h45, no Pavilhão João Rocha.      

Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (2), Francisco Costa (4), Natán Suárez (1), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, William Höghielm (4), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (7), Mamadou Gassama (2), Andre Kristensen [GR], Diogo Branquinho (2), Christian Moga (1), Martim Costa (8), Mohamed Aly [GR], Rafael Vasconcelos