Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões vencem no Dragão e isolam-se na liderança do campeonato

Por Sporting CP
02 Nov, 2024

Excelente exibição dos Campeões Nacionais frente ao FC Porto (30-31)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o FC Porto por 30-31, este sábado, em partida da 11.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional. 

A primeira parte foi de grande equilíbrio, com alternâncias de marcador e de vantagens e essa foi a toada que marcou os 30 minutos iniciais. 
O Sporting CP com uma defesa profunda, agressiva e a limitar as acções da primeira linha do FC Porto, levou os Campeões Nacionais a começarem logo com 0-2, através de um golo de Salvador Salvador e de um golo de Martim Costa. O FC Porto teve dificuldades iniciais para superar a muito bem organizada defesa do Sporting CP, mas empatou a dois golos, através de contra-ataques. 

A tendência de superioridade do Sporting CP nesta primeira fase de jogo ficou mais evidente quando o Sporting CP conseguiu um parcial de 0-3 para o 4-7, com o técnico co FC Porto a mexer de forma radical na primeira linha, retirando Pedro Valdés e Fábio Magalhães para as entradas dos nórdicos Leo Gunnarson e de Jakob Mikkelsen. Assente numa defesa muito capaz, o Sporting CP foi evidenciando superioridade, mas com o FC Porto a crescer nos ataques através da primeira linha e das ligações com o pivô – também houve troca durante o jogo com a entrada de Victor Iturriza.   

O Sporting CP jogava mais rápido do que o FC Porto, com Martim Costa e Francisco Costa a conseguirem diversos golos nas entradas aos seis metros e o FC Porto aumentou a agressividade defensiva, o que levou até Natán Suárez a ter de ser substituído, fruto de um contacto físico bastante duro na cara que tirou o espanhol das quatro linhas por alguns minutos.

Quando Edy Silva - num grande golo - fez o 9-13, a supremacia do Sporting CP era indiscutível, mas os Leões de Ricardo Costa sofreram depois um ‘apagão’, com o FC Porto a aproveitar bem alguns remates com pouco ângulo dos jogadores Sportinguistas e ainda uma exibição crescente em qualidade de Diogo Rema na baliza portista. De 9-13 e 11-15, o FC Porto virou para 16-15, com Iturrriza a marcar o golo dessa recuperação azul e branca, a menos de dois minutos para o intervalo. A frieza de Christian Moga empatou o jogo a 16 golos, resultado com que se chegou ao intervalo, numa grande execução do pivô Leonino, em chapéu. 

Já no segundo tempo, o técnico Ricardo Costa promoveu logo uma mudança, com a entrada de Mohamed Aly para a baliza. No ataque, dois golos quase de seguida, um de Orri Þorkelsson e outro de Francisco Costa mostravam a boa disposição ofensiva dos Campeões Nacionais, para uma vantagem de dois golos da equipa Leonina, que ainda aumentou já dentro dos cinco primeiros minutos, com um grande golo de Francisco Costa. 

Contudo, uma exclusão de Moga deixou o Sporting CP com menos um jogador durante dois minutos, situação aproveitada pelo FC Porto para diminuir a desvantagem até um golo de diferença, depois de uma entrada do ponta direito portista, Diocou. Um livre de sete metros à trave de Francisco Costa acabou por ser aproveitado logo de seguida para o 20-20, com Orri Þorkelsson a dar nova vantagem aos Leões, de livre de sete metros e Gassama, num contra-ataque finalizado de baliza deserta fez o 20-22. 

O jogo começava a ter uma prevalência das defesas sobre os ataques, cada vez mais prolongados, mas com remates, algum vezes na iminência de jogo passivo, com menores possibilidades de sucesso e as falhas técnicas também a aparecerem – erros não forçados que comprometeram ataques do Sporting CP.  Se não era em ataque planeado, era em contra-ataque que o Sporting CP se mantinha agarrado à liderança no marcador, com Gassama muito certeiro nesse capítulo a fazer o 22-24. 

E na baliza começava a emergir Mohamed Aly, com excelentes defesas a remates das pontas. A vantagem de três golos (22-25) com 19’22 jogados no segundo tempo, em magnífico remate de meia distância de Martim Costa, levou o treinador do FC Porto a pedir uma pausa técnica para travar o ascendente Leonino, com Martim Costa a aparecer em grande plano com golos consecutivos de primeira linha. 

Mas o Sporting CP teve uma exclusão de dois minutos a Gassama, a anteceder um livre de sete metros defendido por Kristensen, que logo a seguir faria nova grande defesa a remate aos seis metros de um jogador do FC Porto, praticamente dentro dos cinco minutos finais, com Orri Þorkelsson a marcar um grande golo de ponta. A vantagem de 26-29, com um golo de Edy Silva, deixava o Sporting CP muito bem colocado para vencer o jogo, até porque os Leões iam gerindo a vantagem de três golos já com menos de três minutos para jogar – perto do exemplar Martim Costa nesta fase. 

O FC Porto ainda aproximou a 29-30 com menos de um minuto para jogar, mas um grande golo de Martim Costa apontou o 29-31, de nada valendo o golo do FC Porto a reduzir para o 30-31, já no segundo final. 

Vitória justíssima e muito importante da equipa de andebol do Sporting CP, em casa do FC Porto, resultado que isola os Campeões Nacionais na liderança da tabela, só com vitórias, ao mesmo tempo que impôs a primeira derrota aos dragões.    

Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (1), Francisco Costa (6), Natán Suárez (1), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, William Höghielm, Salvador Salvador [C] (2), Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama (2), Andre Kristensen [GR], Diogo Branquinho, Christian Moga (1), Martim Costa (11), Mohamed Aly [GR],