Marcha invencível e sem travões no Campeonato
16 Nov, 2024
Triunfo da equipa de Ricardo Costa frente à AA Águas Santas por 36-28
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado a Associação Atlética Águas Santas por 36-28, na jornada 12 do Campeonato.
Um triunfo que dá sequência à marcha invencível e sem travões da equipa de Ricardo Costa, com os campeões nacionais a somarem o 12.º triunfo em outras tantas jornadas do Campeonato, na partida que para os Leões marcava o início da segunda volta.
O Sporting CP foi mais uma vez intenso e muito capaz, apesar de um certo ‘abrandamento’ na fase final da primeira parte. Nada que pusesse em perigo o ascendente dos verdes e brancos, que foi a tónica da partida.
O pivô Edy Silva marcou os dois primeiros golos dos campeões nacionais - o segundo numa execução primorosa em remate de costas.
Com uma defesa profunda e a sair rápido ao jogador que ia receber a bola, o Sporting CP limitou as acções da equipa maiata e por isso andou sempre na frente do marcador, tendo dobrado a formação visitante aos 8-4, com menos de 10 minutos jogados na etapa inicial.
Na baliza, Mohamed Aly foi garante de segurança em toda a defesa, com a equipa maiata a não conseguir transpor o 6x0 que derivava para 5x1 da formação verde e branca.
Com as virtudes habituais – andebol rápido e de transições e soluções diversificadas de remate, a equipa Leonina foi gerindo a vantagem -, quando não a alargou – esteve na frente a 14-7 – tendo ficado apenas uma nota menos boa nessa fase – Gassama teve de sair, devido a queixas físicas – recuperou e voltou ao jogo na segunda parte.
A AA Santas ainda conseguiu uma boa reacção, ao reduzir dos16-11 para os 17-14, cenário para o qual também ‘concorreram’ duas exclusões quase seguidas, de Salvador Salvador e de Diogo Branquinho no Sporting CP.
Mas a equipa Leonina recompôs-se, com uma excelente capacidade física e anímica e fechou a primeira parte na frente por 20 -15 e Martim Costa, mas também Jan Gurri a revelarem boa pontaria na concretização.
Os primeiros 10 minutos da segunda parte definiram, se dúvidas houvesse, o vencedor da partida. O Sporting CP conseguiu marcar nessa fase oito golos e sofrer apenas um, com uma defesa de elevado nível e uma elasticidade nas trocas que reduziu em muito as possibilidades de sucesso da equipa maiata na concretização.
Os 25-16 com cerca de sete minutos jogos na etapa complementar embalaram o Sporting CP para a referida vitória e os contra-ataques, ou ataques planeados a redundarem em bons golos.
Os irmãos Costa – Martim e Francisco – distinguiam-se nas concretizações – e aos 20 minutos a vantagem era de 32-25, com um golo de Christian Moga, pivô que está cada vez mais eficiente no ataque.
Nos últimos minutos, Ricardo Costa mudou a primeira linha, para testar soluções também saídas da formação. Rafael Vasconcelos e Maiko Vazquez juntaram-se a Pedro Martínez e o jogo foi correndo até ao final, com a AA Santas ainda a reduzir diferenças, que ficaram fechadas em 36-28.
Muito bom ensaio dos campeões nacionais para o embate que vão ter já esta quarta-feira frente ao PSG no Pavilhão João Rocha, a partir das 19h45, na 8.ª jornada da EHF Champions League.
Sporting CP: Edy Silva (3), Pedro Portela (2), Francisco Costa (8), Natán Suárez (1), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, Salvador Salvador (2), Orri Þorkelsson (4), Gassama (2), Andre Kristensen [GR], Diogo Branquinho, Maiko Vazquez, Christian Moga (3), Martim Costa (9), Mohamed Aly [GR], Rafael Vasconcelos.