Leão mais forte no dérbi
16 Nov, 2024
Sporting CP supera SL Benfica por 1-3
A equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o SL Benfica por 1-3 oitava jornada da primeira fase da Liga.
Os Leões, que começaram o dérbi com Jan Galabov, Kelton Tavares, Edson Valencia, Yurii Synytsia, Martin Licek e Gonçalo Sousa, entraram a vencer, mas a verdade é que o primeiro set acabou por ser dominado pelas águias, que rapidamente viraram para 3-1.
A partir daí, o SL Benfica foi cavando um fosso cada vez maior e nem o excelente bloco de Kelton Tavares para o 16-9 impediu a derrota no primeiro st por 25-13 - ponto para o adversário graças a uma bola de Vinícius Lersch para fora.
O esperado equilíbrio surgiu mesmo, mas no segundo set e só até certo ponto, porque depois foi o Sporting CP a dominar. Depois de várias igualdades no início (3-3 ou 6-6, por exemplo) e de um jogo bastante 'quentinho', o emblema de Alvalade acelerou e foi conquistando vantagens cada vez maiores.
Assegurado o ponto de set, foi Jonas Aguenier, com um tremendo bloco, a fechar as contas em 21-25 e alterar o marcador para 1-1. Tudo em aberto para o que restava do desafio.
Registou-me o mesmo início renhido no terceiro set, novamente com 6-6, mas o Sporting CP conseguiu um parcial positivo de 5-0 que alterou o resultado para 6-11 quando Martin Licek estava no serviço. Tal feito forçou o treinador do SL Benfica a pedir desconto de tempo, mas o grupo de João Coelho estava embalado.
O fosso não voltou mais a ser curto e, em sentido contrário, até foi aumentado pelo Sporting CP, que voltou a registar um parcial significativo (novamente 5-0, agora com Kelton Tavares no serviço) que tornou um 11-15 num 11-20. Os encarnados conseguiram reduzir para 17-22, mas o set era verde e branco e foi fechado em 19-25 por Jan Galabov. 1-2 para os visitantes.
O SL Benfica entrou no quarto set com tudo, até porque sabia que era a última oportunidade de evitar a derrota no dérbi, e conseguiu uma ligeira vantagem, mas o Sporting CP nunca deixou o adversário fugir. Um vistoso bloco de Martin Licek encurtou (8-7) uma diferença que o camisola 9 tratou de anular com um ás (11-11).
Os comandados de João Coelho passaram para a frente no 12-13 e um parcial favorável de 4-0 voltou a dar uma vantagem preciosa (12-15). Edson Valencia brilhou com um ás para o 13-17 e o SL Benfica reagiu, encostando a dois pontos (18-20) e, depois, a um (21-22).
Os visitados anularam mesmo dois pontos de set do emblema de Alvalade, que, de seguida e através do bloco, venceu por 24-26 e fez o 1-3 final (25-13, 21-25, 19-25 e 24-26).
O Sporting CP vai, agora, viajar até à Chéquia de forma a defrontar o Kladno Volejbal na segunda mão dos 16-avos-de-final da CEV Challenge Cup. O jogo está marcado para quinta-feira, 21 de Novembro, e os Leões levam uma vantagem de 3-0 na eliminatória.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (12), Vinícius Lersch, Kelton Tavares (7), Edson Valencia (18), Yurii Synytsia (3), Martin Licek (9), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth, Jonas Aguenier (11), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L] e Alejandro Vigil.