Ricardo Costa: "Jogo intermitente da nossa parte"
16 Nov, 2024
Análise do treinador da equipa Leonina após triunfo frente à AA Águas Santas
No final da partida da 12.ª jornada do Campeonato de andebol em que o Sporting CP venceu a AA Águas Santas por 36-28, o treinador da equipa Leonina, Ricardo Costa, fez a análise ao jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Foi um jogo intermitente da nossa parte, daí a minha insatisfação. Acho que falhámos demasiados remates na cara do guarda-redes, o Francisco [Fontes, guarda-redes da AA Águas Santas] fez 17 defesas, normalmente quando um guarda-redes faz tantas defesas é um sinal de que podemos perder o jogo. Dominámos o jogo, mas oscilámos muito, quando fizemos as rotações e não interessa quem foi, mas quando as fizemos abanámos sempre e perdemos solidez".
Ricardo Costa viu aspectos a corrigir na exibição Leonina. “Na primeira parte tínhamos 20 golos marcados, 16 sofridos, estivemos bem em termos defensivos, mas em termos de recuperação defensiva, a AA Águas Santas fez na minha opinião vários contra-ataques fáceis, situações nas quais criámos diante do guarda-redes e depois não recuperámos. Nunca esteve em causa a nossa vitória, mas não foi um jogo que me satisfizesse de forma total”.
Para o treinador, a pausa para selecções e o primeiro jogo após esses compromissos dos países permite extrair agora ilações mais concretas. “Acho que de depois de uma paragem da Selecção nunca sabemos qual é o momento dos jogadores, a equipa pareceu-me um pouco partida, é normal. Ainda bem que este jogo foi em nossa casa, se fosse fora os problemas ainda poderiam ser maiores, conseguimos ganhar, era importante somar mais três pontos e julgo que tivemos momentos brilhantes de andebol bem jogado e outros momentos não tão bem jogados, mas isso faz parte do nosso crescimento e também do Campeonato que não é sempre a dominar. Há que sofrer também para ganhar e acho que hoje sofremos um pouco”.
Francisco Costa, jogador da equipa de andebol do Sporting CP, deu também a opinião sobre o jogo da 12.ª jornada realizado este sábado no Pavilhão João Rocha, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Claro que sabe bem dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer. Foi bom voltarmos a estar todos juntos, voltar a sentir aquelas sensações que tínhamos. Aconteceu hoje. Foi um pouco difícil a entrada. Na segunda parte conseguimos pôr dentro de campo aquilo que trabalhámos ao longo da semana, agora temos um jogo importantíssimo da EHF Champions League na quarta-feira. Na primeira parte, hoje, tivemos vantagens de seis sete golos, que depois foram reduzidas para três golos, quisemos resolver o jogo muito rápido e isso não estava a acontecer, perdemos bolas e sofremos golos em transição. Na segunda parte o Ricardo [Costa] disse para não arriscarmos tanto, jogarmos pela certa e defender bem. Passa por aí. Não arriscar tanto conseguimos fazer menos falhas técnicas do que na primeira parte e isso foi a chave do jogo”.