Continua o trajecto perfeito no Campeonato
07 Dez, 2025
Triunfo dos Bicampeões Nacionais frente ao ABC por 43-28, na jornada 14 do Campeonato
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o ABC de Braga, por 43-28 na 14.ª jornada do Campeonato.
Um triunfo inquestionável, mais um, dos Bicampeões Nacionais, que continuam a rubricar um Campeonato perfeito, só com vitórias na competição. Na próxima jornada, o Sporting CP tem deslocação ao Dragão Arena para defrontar o FC Porto.
Quanto ao jogo deste domingo diante do ABC, o Sporting CP dominou e andou sempre na frente do marcador. Carlos Álvarez inaugurou o marcador e com uma defesa profunda e eficaz, a equipa Leonina limitou bastante as opções de primeira linha dos bracarenses, bem como as ligações com os pontas e o pivô, que com o tempo foram sendo mais neutralizadas.
No regresso de Natán Suárez, com excelente desempenho do central espanhol, a equipa Leonina exibiu-se em bom nível e por isso foi sem surpresa, que o resultado foi avolumando.
A partir de um 6x0 por vezes a flutuar para um 5x1, a formação verde e branca foi ganhando ascendente e aos 8-4 já dobrava a marcação do conjunto de Braga.
Em contra-ataque, ou em ataque planeado, a formação Bicampeã Nacional marcava golos consecutivos e sem deixar grande espaço para contra-golos ou contra-ataques do ABC, que teve de jogar mais em ataque planeado, devido à óptima capacidade de recuperação defensiva verde e branca (este domingo a equipar de preto).
16-11 com 20’30 jogados, espelhava a força do Sporting CP, com Orri Þorkelsson também muito eficaz, tanto na ponta esquerda, como nos livres de sete metros. 21-16 era o resultado ao intervalo.
No segundo tempo, novamente boa entrada da formação verde e branca, que marcou logo dois golos, um por Emil Berlin e outro de contra-ataque, por Carlos Álvarez. 23-16, bem dentro dos cinco primeiros minutos do segundo tempo, que prenunciavam uma diferença de golos que iria aumentar.
A primeira linha funcionava bastante bem, fosse com Salvador Salvador, Martim Costa ou Gurri como lateral esquerdo e o sistema defensivo estava muito apurado, com Moga e Salvador a ditarem regras. Aos 34-24, num grande golo de Branquinho, o Sporting CP atingia a diferença dos dez golos, com a formação de Ricardo Costa a juntar à eficácia o grande espectáculo, numa combinação de jogo aéreo entre os pontas e passe de Gassama para Branquinho finalizar para o 42-28.
O último golo do jogo foi marcado por Gassama com a baliza descoberta [sem guarda-redes] para o 43-28 final e um forte aplauso dos adeptos Sportinguistas pela excelente exibição dos Bicampeões Nacionais.
Sporting CP: Edney Silva, Emil Berlin, Carlos Álvarez, Natán Suárez, Jan Gurri, Pedro Martínez, Salvador Salvador [C], Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama, AndréKristensen [GR], Diogo Branquinho, Filipe Monteiro, Christian Moga, Martim Costa, Mohamed Ali [GR], Victor Romero,