Cinco ‘leões’ em Pequim
21 Ago, 2015
Saiba tudo sobre o Campeonato do Mundo de atletismo
O Campeonato do Mundo de atletismo começa na próxima madrugada de sexta-feira para sábado com a presença de cinco elementos do Sporting na competição de 22 a 30 de Agosto em Pequim, no famoso Ninho de Pássaro construído para os Jogos Olímpicos de 2008.
Apesar da pequena comitiva nacional de 16 atletas (uma das mais pequenas do País nesta competição), Portugal parte com a esperança de poder causar alguma surpresa, tendo Sara Moreira como uma das atletas em melhor posição para esse cenário. Conheça mais sobre os atletas ‘leoninos’ que marcarão presença na China.
Sara Moreira – 10.000 metros (dia 24, segunda-feira)
A vitória no Torneio Ibérico dos 10.000 metros em Huelva, em Abril, carimbou os mínimos para o Campeonato do Mundo e deu um excelente sinal para a distância: a atleta ‘leonina’ bateu o recorde pessoal (passou para 31.12,93) e estabeleceu a segunda melhor marca nacional, apenas superada por Fernanda Ribeiro nos Jogos Olímpicos de Sidney. Em Pequim, Sara Moreira, que teve uma temporada recheada de sucessos até ao momento em várias disciplinas, no plano individual e pelo Sporting, tem o sexto tempo de entrada na prova, atrás de quatro etíopes (Gelete Burka, Alemitu Heroye, Belaynesh Oljira e Mamitu Daska, todas abaixo da fasquia dos 31 minutos) e da americana Shalane Flanagan (31.09,02). “Na altura fiz esse tempo a pensar na maratona de Londres, ao passo que agora trabalhei apenas para esta prova. Prefiro pensar na marca e não na classificação. Quero bater o meu recorde pessoal”, referiu.
Recorde pessoal: 31.12,93
Melhor marca em 2015: 31.12,93
Patrícia Mamona – triplo salto (dia 22, sábado, e dia 24, segunda-feira)
A saltadora conseguiu obter um brilhante quinto lugar no Campeonato da Europa de Pista Coberta, ao alcançar a marca de 14,32 (a quatro centímetros do recorde pessoal), além de ter dominado por completo o triplo salto nas provas colectivas disputadas pelo Sporting. Começou depois a marcar presença em algumas das etapas da Liga Diamante mas acabou por ver a sua preparação condicionada devido a um problema físico que a afastou de algumas competições. Chega a Pequim com a nona melhor marca do ano, atrás das inevitáveis Ekaterina Koneva e Caterine Ibargüen, para aquela que será a segunda participação no Campeonato do Mundo, depois da modesta 27.ª posição em 2011.
Recorde pessoal: 14,52
Melhor marca em 2015: 14,19 (14,32 em pista coberta)
Vera Santos – 20km marcha (dia 28, sexta-feira)
A marchadora ‘verde e branca’ destacou-se na Taça da Europa dos 20km marcha, alcançando um dos três lugares para atletas nacionais no Campeonato do Mundo de Pequim, com Ana Cabecinha e Inês Henriques. E provou que a disciplina tem evoluído no país. Ainda assim, a concorrência das atletas chinesas (Hong Liu, actual recordista do Mundo com 1.24,38 feitos já em 2015, Xiuzhi Lu, Shenjie Qieyang ou Jingjing Nie), a par da russa Svetlana Vasilyeva, da italiana Eleonora Giorgi ou da checa Anezka Drahotova, entre outras, coloca o sonho de uma medalha num patamar muito complicado. Vera Santos terminou o último Mundial, disputado na Rússia, no 17.º lugar, mas já tem no currículo uma quinta posição no Campeonato do Mundo de 2009. A ‘leoa’ chega a Pequim com o 19.º melhor tempo de entrada na prova.
Recorde pessoal: 1.28.02
Melhor marca em 2015: 1.30,23
Irina Rodrigues – lançamento do disco (dia 24, segunda-feira, e dia 25, terça-feira)
A lançadora ‘leonina’ impressionou na Taça da Europa de Lançamentos, em Leiria, onde bateu o recorde pessoal (63,25) e confirmou o estatuto de segunda melhor de sempre em termos nacionais, apenas atrás da multimedalhada Teresa Machado. A medalha de bronze conseguida em Março deu o mote para uma boa época, entrando em Pequim com o 17.º registo de uma competição que terá como grande curiosidade ver o duelo entre a campeã olímpica, mundial e europeia Sandra Perkovic e as cubanas Denia Caballero e Yaime Pérez.
Recorde pessoal: 63,25
Melhor marca em 2015: 63,25
João Vieira – 20km marcha (dia 23, domingo)
O único representante no sector masculino teve um início ainda a recuperar de uma arreliadora lesão (foi operado a uma pubalgia no final da última temporada) e chega à prova de 20km marcha com o 33.º melhor tempo (1.21,51), alcançado com o irmão gémeo Sérgio no Grande Prémio da Corunha, em Junho, onde terminou na 12.ª posição. Ainda assim, o veterano atleta de 39 anos já mostrou que é capaz de relativizar todas as tendências e previsões nas grandes provas, como aconteceu no Mundial de 2013, na Rússia, onde acabou no quarto lugar, e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, onde ficou na 11.ª posição.
Recorde pessoal: 1.20.58
Melhor marca em 2015: 1.21,51